Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

08 de abril de 2025

GCM de Guarujá aplica treinamento de resposta a ameaças em escolas em São Vicente

 | Jornal Acontece

O tema é apenas um dos tópicos abordados pela GCM Guarujá, em treinamentos à corporação

de São Vicente, que seguem até o próximo dia 11

 

 

Mantendo-se como referência em cursos preparatórios de segurança na Baixada Santista, a Guarda Civil Municipal (GCM) participou do 2º Curso de Patrulhamento Tático de São Vicente, ministrando aulas e instruções de Mentalidade Tática, Doutrina de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Agressor Ativo a 30 guardas da GCM de Santos, São Vicente e Cubatão. O preparatório começou na última quinta-feira (3) e segue até a próxima sexta-feira (11), na Base da Guarda Civil de São Vicente.

 

 

A abordagem de Agressor Ativo contou com estratégias e protocolos de resposta a ameaças em ambientes escolares. Já a Mentalidade Tática e Doutrina de Romu reforçaram aspectos comportamentais, psicológicos e técnicos da atuação tática em patrulhamentos especializados.

 

 

A GCM de Guarujá apoiou, ainda, nas disciplinas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, com técnicas de socorro emergenciais em situações de combate, já aplicadas na última sexta-feira (4). Além dessas atividades, o curso abrangeu disciplinas como Combate em Ambiente Confinado, Controle de Distúrbios Civis, Direção Policial, Técnicas Policiais e Conduta de Patrulha.

 

 

GCM de Guarujá é exemplo para outras cidades

 

O Município é referência em capacitações da Guarda Civil Municipal de outras cidades da Baixada Santista e regiões metropolitanas. A GCM de Guarujá preparou a primeira turma de agentes de Santos para uso de armas de fogo, em 2021.

 

 

Já no ano seguinte, formou a primeira turma de guardas civis municipais de Cubatão, por meio de convênio firmado entre as duas cidades. Outro município a receber treinamentos foi Mairiporã, que fica na Região Metropolitana de São Paulo.

 

 

O secretário adjunto de Defesa e Convivência Social, Sérgio Zagarino, analisou que a segurança pública é um compromisso coletivo, que se fortalece quando os municípios compartilham conhecimento, experiência e boas práticas. “A atuação da Guarda Civil Municipal de Guarujá como referência regional em treinamentos táticos demonstra a seriedade com que tratamos a formação do nosso efetivo e o respeito que conquistamos junto a outras cidades”, destacou.

 

 

Com isso, a Sedecon continuará promovendo capacitações de alto nível, valorizando os agentes e contribuindo com a qualificação técnica das guardas da Baixada Santista e do estado de São Paulo

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 de abril de 2025

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho

Leia mais

08 de abril de 2025

Ex-secretário tem processo encerrado pela Justiça e fica sem registro criminal

Leia mais

08 de abril de 2025

PAT de Guarujá oferece 138 vagas de emprego

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.