15 de abril de 2025
RPBC completa 70 anos: Refinaria da Petrobras em Cubatão é símbolo de desenvolvimento nacional

A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), primeira grande refinaria da Petrobras no Brasil, completa 70 anos nesta quarta-feira (16). Localizada em Cubatão, a unidade é considerada um marco histórico no desenvolvimento da Baixada Santista e da indústria nacional de petróleo.
Inaugurada em 1955, a RPBC impulsionou a formação do maior polo petroquímico da América Latina nas décadas seguintes. Hoje, a refinaria segue sendo protagonista na economia local: somente em 2024, foram quase R$ 98 milhões em impostos pagos à Prefeitura de Cubatão, tornando a cidade a segunda do Brasil com maior arrecadação tributária vinda da Petrobras.
As comemorações pelos 70 anos começaram em março e seguem até o final de abril, com atividades culturais, esportivas e sociais voltadas aos trabalhadores e familiares.
Com capacidade de processar 180 mil barris de petróleo por dia, a RPBC é responsável por 11% da produção de derivados da Petrobras. A unidade fabrica gasolina de aviação, gasolina Podium carbono neutro, solventes e combustíveis como diesel S-10, gasolina A e GLP.
A produção diária impressiona:
• 8,2 mil m³ de gasolina (abastece 140 mil carros)
• 14,4 mil m³ de diesel (equivalente a 120 mil caminhões)
• 1,4 mil m³ de GLP (cerca de 108 mil botijões de gás)
Grande parte da produção atende a Região Metropolitana de São Paulo, mas também abastece a Baixada Santista e outras regiões do país, como Norte, Nordeste e Sul.
A RPBC segue como um dos pilares estratégicos da Petrobras e da economia cubatense, reafirmando seu papel no presente e no futuro da energia no Brasil.