Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

08 de maio de 2025

Guarujá inicia curso de Qualidade de Vida para gestores da rede municipal de ensino

 | Jornal Acontece

Iniciativa será realizada em três encontros com profissionais do Ensino Fundamental I e II, CAECs e Educação Infantil

 

 

Com o propósito de cuidar de quem cuida, a Prefeitura de Guarujá iniciou, nesta quarta-feira (7), o curso de formação em Qualidade de Vida, que integra o novo Programa de Qualidade de Vida e Saúde Mental implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A primeira aula, realizada no Colégio Don Domênico, foi destinada a 30 gestores e supervisores de unidades escolares do Ensino Fundamental II da rede municipal.

 

 

O curso tem carga horária de 12 horas/aulas e será realizado em três encontros. Os próximos contemplados serão gestores do Fundamental I e Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAECs) e, por fim, da Educação Infantil.

 

 

O objetivo é estimular os gestores a observar o espaço da escola e identificar quais são as boas práticas que podem adotar para transformar o ambiente escolar em um lugar mais acolhedor e agradável.

 

 

Durante a dinâmica, o educador físico Fernando Andrade realizou atividades com os gestores para despertar sensações positivas nos participantes. “Esse projeto é fundamental. No Brasil, há 20 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade e depressão. Cuidar daqueles que estão à frente da unidade é essencial para toda a comunidade escolar, principalmente nossas crianças”.

 

 

O coordenador de formações da Seduc, Roberto Martini, explica que além do eixo de Qualidade de Vida, o programa também abrange o núcleo Saúde Mental. “Vamos criar espaços em que todos os funcionários da escola poderão ter pausas onde a temática estará presente por meio de rodas de conversa, espaço de acolhimento”, afirma.

 

 

Para a gestora da escola municipal Vereador Ary da Silva Souza, Tânia Mesquita, o momento foi importante para o autoconhecimento. “Essa troca vai nos fortalecer emocionalmente. Refletimos sobre nos colocarmos no lugar do outro e compartilhamos nossas aflições. Temos uma responsabilidade muito grande dentro da escola. Para administrar qualquer coisa é necessário estar bem consigo mesmo”, pontua.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 de maio de 2025

Guarujá abre inscrições para programa de estágio extracurricular

Leia mais

08 de maio de 2025

Educação Tecnológica no Colégio ABC

Leia mais

08 de maio de 2025

Educação Sexual Na Primeira Infância

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.