Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

30 de novembro de 2022

Arie Halpern: a nova era do futebol com dados

 | Jornal Acontece

Após a Copa do Mundo – Catar 2022, um novo sistema de rastreamento dos atletas e da bola estará à disposição das redes de TV, o que significa maior velocidade na obtenção de dados de desempenho.

Premier League, liga de futebol da Inglaterra, vai oferecer essa nova experiência aos telespectadores – uma evolução no modo de agregar dados às transmissões das partidas de Manchester CityManchester UnitedChelsea e demais times que disputam o torneio.

A inovação, desenvolvida pela Genius Sports, acompanha todos os movimentos dos atletas. A tecnologia monitora não apenas o deslocamento, mas, também, o modo como os jogadores movem cabeça, tronco, braços e pernas. A tecnologia ganhou o nome de monitoramento esquelético.

Além de mais preciso, o novo sistema é mais rápido que os anteriores. Isso será suficiente para inserir informações gráficas na tela quase que em tempo real; pelo menos essa será a sensação dos telespectadores.

Todas as partidas da Premier League são transmitidas com um pequeno atraso, como medida de segurança para permitir cortes. Esses poucos segundos de delay e a maior agilidade do novo sistema serão suficientes para fazer com que a computação gráfica acompanhe a disparada de um atacante, mostrando a linha de sua rota e a velocidade da corrida, ao vivo. Ou seja: não será necessário esperar o replay, as informações estarão disponíveis no momento do lance.

“As transmissões esportivas têm uma história rica em avanços disruptivos. Décadas atrás era impossível imaginar a qualidade de imagem e as novas formas de posicionamento das câmeras. Agora, estamos vendo algo sem precedentes quanto à inserção de informações técnicas sobre o jogo”, afirma Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas.

Tecnologia permite conheça melhor os ídolos do esporte

A quantidade maior de dados durante uma transmissão de futebol pode oferecer aos fãs novas informações sobre seus ídolos. Conhecer melhor as características que tornam cada atleta único e um talento de destaque é uma das promessas do sistema de monitoramento esquelético. Isso porque será possível compreender dinâmicas que são de difícil percepção sem o auxílio da tecnologia.

Por outro lado, o desempenho dos “carregadores de piano” poderá ser melhor entendido pelos torcedores. Atletas que cumprem tarefas relevantes, como proteção de espaços do campo e passes rápidos para a transição ao ataque, terão a sua importância evidenciada.

Essa promessa do novo sistema é fundamentada na capacidade de monitorar o comportamento dos atletas enquanto estão distantes da bola. A tecnologia promete identificar como a movimentação e a tomada de decisão de todos os atletas culminaram em um determinado lance. 

Outras experiências

A National Football League (NFL), liga de futebol americano, oferece aos telespectadores uma ferramenta de dados com uma característica que se propõe a prever algo que é fascinante no esporte: o imponderável.

Por meio da ferramenta Gen Stats, a catalogação de dados sobre o desempenho dos atletas em cada tipo de jogada possibilita calcular qual a chance de sucesso quando uma situação semelhante está prestes a acontecer. 

Por exemplo, um determinado recebedor costuma falhar quando está cercado por dois ou mais marcadores. O big data construído com o histórico do atleta nessa situação proporciona calcular a chance de concluir esse tipo de jogada. O banco de dados fica à disposição das TVs e dos torcedores. Assim, quando uma jogada improvável é bem-sucedida, tem-se a dimensão do feito.

A NFL tem empregado sistemas de big data e inteligência artificial em outras áreas importantes para o esporte. Recentemente, a liga concluiu um extenso trabalho de catalogação de tipos de jogadas que resultam em lesões graves, com o objetivo de avaliar melhorias em equipamentos e eventuais alterações de regras.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de novembro de 2022

Evento de ESG terá mudanças climáticas como tema central

Leia mais

30 de novembro de 2022

Produtos sustentáveis atraem 81% dos brasileiros, diz estudo

Leia mais

30 de novembro de 2022

Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado em 22 de maio

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.