Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

19 de setembro de 2024

Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Nesta terça-feira, 17 de setembro, durante o PL Connection 2024, Ana Laura Tambasco, Diretora-Executiva de Marcas Próprias do Sam’s Club/Carrefour, e Kiko Binato, CEO dos Supermercados Avenida, revelaram as estratégias de sucesso que fizeram estas companhias se destacarem no concorrido mercado do varejo nacional. 

Durante a discussão, que contou com a mediação de Sergio Alvim, CEO e Fundador da SA+ Varejo, os participantes revisitaram desafios, aprendizados e metodologias para a implementação e expansão de marcas próprias, evidenciando o impacto significativo dessas iniciativas no varejo alimentar brasileiro. 

Logo no início, Ana Laura Tambasco salientou a importância do apoio das lideranças para o sucesso de uma marca própria. “Ela cresce de duas formas: superando a barreira da experimentação com o cliente e, internamente, com o apoio incondicional das lideranças. No Carrefour, esse respaldo foi crucial nos últimos 30 anos para que nossas marcas próprias alavancassem e se consolidassem”, afirmou. 

Ela ressaltou que, tanto no Carrefour quanto no Sam’s Club, a marca própria é vista como um ativo estratégico, fundamental para a competitividade e a diferenciação no mercado. “No Sam’s, por exemplo, a nossa marca própria — a Member’s Mark — permeia todas as categorias, trazendo exclusividade e garantindo que nossos sócios se sintam especiais ao adquirir um produto com a nossa marca”, explicou Ana Laura. 

Kiko Binato, CEO dos Supermercados Avenida, compartilhou a experiência de criar e fortalecer a marca própria Nida, que está presente na rede há dez anos. Ele destacou que o sucesso da marca exigiu apoio consistente das lideranças, tornando-se hoje um ativo com 180 SKUs, que está entre as cinco maiores em faturamento e rentabilidade da organização. Binato ainda frisou a importância da visão estratégica e da resiliência nesse processo.  

Os palestrantes concordaram que as marcas próprias são um diferencial determinante para aumentar a rentabilidade e fidelizar clientes. Kiko Binato reforçou que elas não são apenas mais uma opção nas prateleiras, mas um ativo que traz margem e valor à empresa. Eles também discutiram as tendências para o futuro das private labels no Brasil, pois, apesar de representar atualmente uma pequena parcela do mercado (cerca de 2%), há grande potencial de crescimento, seguindo o exemplo da Europa, onde a penetração chega a 40%. Ambos concordam que elas são uma ferramenta estratégica para diferenciação no varejo, fortalecendo a competitividade e fidelização dos clientes. 

“Quem começa a investir agora em marcas próprias já está à frente, pois o consumidor brasileiro está amadurecendo e reconhecendo cada vez mais o valor delas”, afirmou Binato. 

Ana Laura enfatizou a relevância dessas marcas no Carrefour e Sam’s Club, mencionando que os clientes que compram esses produtos tendem a ser mais fiéis. Além de preços competitivos, o controle sobre a cadeia de produção é essencial para garantir qualidade e fidelidade. Ambos projetam um crescimento significativo das marcas próprias no Brasil, com potencial para seguir o exemplo europeu, ressaltando que a inovação e a diferenciação serão fundamentais para o sucesso no futuro. 

O PL Connection acontece simultaneamente ao Latam Retail Show, evento B2B de varejo e consumo.

 

PL Connection 2024 

Dia: 17 a 19 de setembro de 2024 

Horário: das 10h às 20h nos dois primeiros dias. No terceiro dia, das 10h às 18h. 

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP).

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

19 de setembro de 2024

Além do salário: a desigualdade de gênero persiste

Leia mais

19 de setembro de 2024

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Leia mais

19 de setembro de 2024

Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.