Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

30 de novembro de 2022

Hidratação e ingestão adequada de nutrientes é essencial à saúde

 | Jornal Acontece

A água é vital para a sobrevivência humana e a hidratação adequada ajuda a manter as estruturas celulares dos tecidos, transportar as substâncias reguladoras dos processos vitais do organismo, dissolver nutrientes e manter o bom funcionamento dos rins e a formação adequada das fezes. Em qualquer período do ano, o desequilíbrio hídrico pode causar complicações ao organismo e, por isso, a recomendação é de ingestão constante de líquidos por pessoas de todas as idades – com um cuidado ainda maior com crianças e idosos. Com a chegada do verão, o corpo pede ainda mais ingestão de líquidos, pois a transpiração ocorre com maior frequência e há necessidade de reposição adequada para evitar a desidratação e outros problemas de saúde.

Em geral, a falta de hidratação adequada pode ter como pior consequência a desidratação, que está associada à perda de sais minerais e de eletrólitos, como sódio e potássio. A desidratação continua a ser uma das principais causas de morbidade e mortalidade em lactentes e crianças menores no mundo todo – lactentes são mais suscetíveis aos efeitos da desidratação por terem maiores necessidades hídricas basais, perda por evaporação maior e inabilidade para comunicar sede ou procurar líquidos.

Estudos também mostram que a desidratação nos idosos tende a agravar problemas de saúde e está entre as principais causas de admissão em emergências. Quando o nível de água nas células diminui, o corpo se defende fazendo com que os rins reabsorvam mais água e, se o problema se agravar, pode haver repercussão significativa sobre a capacidade do organismo de executar suas tarefas. A redução de fluidos em aproximadamente 2% do peso corporal já pode levar a alterações na disposição, na capacidade cognitiva e até mesmo no humor.

Embora a água seja a primeira opção na hora da sede e contenha elementos essenciais para o ser humano, como cálcio, magnésio e sódio, outras fontes são recomendadas para repor líquido no organismo, como sucos, chás e bebidas isotônicas. Uma boa alternativa para o período de férias e viagens que começa em dezembro é optar por bebidas prontas para consumo, que podem ser transportadas na bolsa, mochila ou lancheira. 

Mais informações
O Leite Fermentado Yakult completa 87 anos em 2022, e a empresa mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial e Instagram@yakultbrasil.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de novembro de 2022

Temperatura e vibrações são desafios logísticos nos transplantes de órgãos

Leia mais

30 de novembro de 2022

ABIMAQ realiza curso voltado ao Fluxo de Caixa

Leia mais

30 de novembro de 2022

Congresso internacional discute os desafios da educação

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.