Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

30 de agosto de 2022

Iniciativa propõe inovação para alcançar Agenda 2030

 | Jornal Acontece

São considerados negócios de impacto os empreendimentos que conciliam a promoção de impacto social ou ambiental positivo com o retorno financeiro, por meio da oferta de produtos e serviços. Em outras palavras, são as empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e atividades inovadoras que geram benefícios para a sociedade, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Engana-se quem pensa que se trata de um segmento restrito. Em 2021, a 3ª edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, produzido pela Pipe.Social, identificou 1.272 empresas que se enquadram nessa definição em operação no Brasil – um crescimento de 26,9% em relação ao levantamento anterior, feito em 2019. E é importante considerar que esse número é uma amostra, porque ainda não se conseguiu realizar um levantamento para determinar a quantidade exata de negócios de impacto funcionando no país.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no Relatório Pequenos Negócios Inclusivos e de Impacto no Brasil 2017, realizado em parceria com o Sebrae, os negócios de impacto social são os mais bem posicionados para encontrar novas soluções para os desafios descritos na Agenda 2030, como a erradicação da pobreza extrema e da fome no mundo. Isso porque, por serem pequenos, apresentam maior capacidade de se adaptar rapidamente e de inovar, além de desenvolverem soluções comerciais inovadoras para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de grupos mais vulneráveis, colocando a geração de valor social no centro de sua missão.

Isso fica evidente quando se observam as áreas em que se concentram os negócios de impacto no Brasil segundo o mapeamento da Pipe.Social. Cidadania, Saúde, Educação, Cidades e Serviços Financeiros aparecem com destaque entre as escolhas dos empreendedores, atrás apenas de tecnologias verdes.

Verticais de impacto

Tecnologias Verdes/ Green Tech

49%

Cidadania/ Civic Tech

40%

Educação/ Edtech

28%

Saúde/ Health Tech

27%

Cidades/ Smart Cities

23%

Serviços financeiros / Fintech

15%

Fonte: Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental 2021.

Fortalecimento dos negócios de impacto

Por todos esses fatores, muitas organizações têm atuado para fortalecer e consolidar o ecossistema de impacto no Brasil, como o Sebrae e a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto). Ambas também são apoiadoras do Prêmio Impactos Positivos, conhecido como o “Oscar do Bem”. Criado com o objetivo de reconhecer as iniciativas que têm contribuído para impactar positivamente o país, está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto, nas categorias negócios de impacto (empresas) e ecossistema de impacto (organizações, comunidades e outros stakeholders).

Também é possível fazer indicações dos homenageados (cidadão, instituição e comunicador de impacto) da edição 2022. A fase de votação tem início em 5 de setembro. Os vencedores em cada categoria serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 30 de novembro.

Mais detalhes sobre a plataforma e o Prêmio Impactos Positivos estão disponíveis em: https://impactospositivos.com/.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de agosto de 2022

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

Leia mais

30 de agosto de 2022

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Leia mais

30 de agosto de 2022

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.