Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

30 de setembro de 2022

Pequenos negócios investem mais em tecnologia de olho na retomada econômica

 | Jornal Acontece

A transformação digital está no radar dos pequenos negócios no país. Com a expectativa da retomada da economia, é no uso da tecnologia que o setor busca recuperar o atraso gerado pela pandemia. Embora discreto, o crescimento das pequenas e microempresas no quesito maturidade digital alcançou 41,47 pontos este ano frente a 40,77 em 2021. Avanço maior se deu no acesso desses pequenos negócios à internet banda larga, saltando de 69% para 79% no mesmo período.

Os dados são da pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Intitulado “Mapa da Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras”, o estudo traz ainda um levantamento das práticas digitais mais adotadas pelos empresários para alavancar o desempenho nas vendas.

Em 2022, 55% das empresas afirmaram fazer backup de dados contra 38% no ano passado. Em práticas envolvendo “Website com funcionalidades interativas”, a evolução do ano passado para cá foi de 27,5% para 34,3%. Já no item “Ferramentas de personalização da experiência”, as empresas registraram um crescimento de 14,9%, em 2021, para 38%, em 2022.

Para o especialista em desenvolvimento de software, André Luiz Franco Loiola, a transformação digital é crucial na melhoraria do desempenho dos negócios por meio do uso de ferramentas de tecnologia de ponta. Há, no entanto, o desafio de implementar essa estratégia devido à sua complexidade e amplo impacto na organização.

“A transformação digital requer um planejamento completo – tanto de curto quanto de longo prazo – para alcançar os melhores resultados. Além disso, requer recursos dedicados, treinamento de pessoal, ferramentas e estratégias para ter sucesso. A falha em planejar adequadamente pode resultar em desperdício de esforço, custo e tempo sem melhorar as operações”, disse.

Segundo ele, as empresas devem planejar a digitalização do negócio bem antes de iniciar a implementação de ferramentas digitais. Uma das etapas é identificar metas e obstáculos no estado atual da organização para, depois, avaliar o atual ecossistema digital da empresa e identificar lacunas nas ofertas de tecnologia, talento e serviços necessários no apoio ao crescimento dos negócios.

“Isso permite que a empresa determine quais áreas precisam ser atualizadas ou substituídas por sistemas digitais atualizados para otimizar as operações. Concluída essas etapas, a empresa pode preparar projetos detalhados para transformar suas operações por meio de um método intervencionista que otimiza os processos dentro de cada camada da arquitetura de cima para baixo”, completa o profissional.

Uso de ferramentas digitais foi antecipada pelas empresas nos últimos dois anos

Dados da 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas da FGV revelaram que a adoção dessas ferramentas no mundo corporativo foi antecipada de um a quatro anos entre 2021 e 2022. Só neste período, os investimentos com a expansão na digitalização dos negócios responderam pelo aumento de 8,7% na receita das empresas, muito além do que foi registrado nos últimos 34 anos, cujos gastos com tecnologia foram de 6% ao ano.

De acordo com André Loiola, para garantir que todos estejam de acordo com as mudanças implementadas na empresa, rumo à transformação digital, é preciso que sejam envolvidos executivos e participantes das equipes em todos os níveis nas etapas de planejamento.

“O planejamento com a participação da equipe ajuda a transformar as deficiências atuais em oportunidades de crescimento que beneficiarão toda a empresa no longo prazo”, arrematou o profissional, que tem mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de setembro de 2022

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

Leia mais

30 de setembro de 2022

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Leia mais

30 de setembro de 2022

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.