Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

DINO

24 de abril de 2024

Uso inteligente de dados é crucial na gestão de compras

 | Jornal Acontece

A indústria global de Big Data deve chegar a aproximadamente US$ 549,7 bilhões (algo em torno de R$ 2762,41 trilhões) em 2028. A estimativa é da Fortune Business Insights, que traçou um panorama sobre a área do conhecimento, que é responsável pelo tratamento, análise e aquisição de informações a partir de conjuntos de dados.

No Brasil e no mundo, o uso de dados também tem ganhado destaque para a gestão de compras corporativas, em uma conjuntura em que a falta de planejamento pode ser considerada um dos “vilões” da mortalidade das empresas no Brasil, conforme um artigo publicado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Dados desempenham um papel crucial na gestão de compras de uma empresa. Eles fornecem insights valiosos sobre o desempenho passado e atual dos fornecedores, demanda de produtos, tendências de mercado, e eficiência operacional”, afirma Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera.

Silva destaca que, com uma análise adequada dos dados, as empresas podem tomar decisões com mais segurança, identificar oportunidades de economia, otimizar o estoque, negociar melhores termos com fornecedores e mitigar riscos. Além disso, pontua ele, os dados permitem a implementação de estratégias de compras mais ágeis e adaptáveis às mudanças no ambiente de negócios.

Para o  presidente da Nexxera, os dados desempenham um papel fundamental em cada etapa desse processo. No que tange, por exemplo, a questão da análise de fornecedores, o executivo pontua que os dados podem fornecer informações relevantes, permitindo que as empresas avaliem e comparem fornecedores de forma objetiva, tomando decisões informadas.

Quando uma empresa tem acesso a dados inteligentes, seguros e confiáveis, os avanços no desempenho e eficiência das atividades podem ser percebidos em várias áreas. A Nexxera oferece, por meio do Hubly, um ecossistema de soluções financeiras, mercantis e de crédito que combinam diferentes dados corporativos e impactam as áreas financeiras e de suprimentos, por exemplo. O executivo explica que, dessa maneira, é possível agrupar dados de extrato de inúmeras contas bancárias em uma só plataforma para aprimorar a gestão financeira, consultar as previsões de recebimento para melhorar as decisões relacionadas a necessidade de crédito, analisar o histórico de pagamento de um cliente para gerar previsibilidade de receita e entender o comportamento financeiro dos fornecedores para analisar o risco no financiamento de operações de crédito. Tudo isso pode gerar mais segurança para empresas que se relacionam com grandes cadeias de valor e possibilitam, além do melhor desempenho nos departamentos, melhores resultados para o próprio negócio.

Nesse panorama, o fundador da Nexxera observa que, no mundo atual, onde os dados são considerados o “novo petróleo”, o Brasil está emergindo como um centro vital no mercado global de informações: “Especialmente no contexto da gestão de compras corporativas, os dados desempenham um papel crucial, proporcionando insights que impulsionam a eficiência, a economia e a tomada de decisões estratégicas das empresas.” 

Nas palavras do especialista, o mercado de dados no Brasil está transformando a maneira como as empresas gerenciam suas compras, capacitando-as a tomar decisões mais inteligentes e estratégicas. “À medida que a digitalização e a análise de dados continuam a evoluir, espera-se que a importância dos dados na gestão de compras cresça ainda mais, proporcionando vantagens competitivas para aqueles que souberem aproveitar todo o potencial que esses recursos oferecem”.

Apesar deste cenário, ele ressalta que o dado, por si só, não gera valor. “Um dado só gera valor se ele gera uma ação, por isso é necessário ter um sistema inteligente que faça boas análises destes dados e oriente o empresário sobre o caminho que ele deve seguir”, diz. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.gruponexxees.com/

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

24 de abril de 2024

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Leia mais

24 de abril de 2024

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

Leia mais

24 de abril de 2024

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.