01 de agosto de 2017
Abandono
Prefeitura fecha o cerco contra carcaças abandonadas
Proprietários serão notificados e terão 90 dias para retirar veículos
A Prefeitura de Guarujá está fechando o cerco contra quem deixa carcaças de carretas ou caminhões abandonadas nas vias públicas. A Diretoria de Trânsito e Transporte (Ditran) realiza a partir desta semana a Operação Preservar para Manter a Ordem, que tem como objetivo intensificar a fiscalização a esses veículos e notificar os proprietários para que os retirem no prazo de 90 dias.
Após esse período, será realizado um leilão, cuja data e local serão definidos por uma comissão aprovada nesta segunda-feira (31) pelo prefeito Válter Suman. Essa comissão terá caráter permanente e será composta por representantes da Ditran e das secretarias de Defesa e Convivência Social (Sedecon); Finanças (Sefin); Administração e Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep).
De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte de Guarujá, Plínio Aguiar, o veículo pode ser considerado abandonado após 30 dias na via pública. “Existe uma lei municipal, a 4034/2013, que dispõe sobre a retirada desses veículos”.
Conforme a norma, também pode ser considerado abandonado o veículo que estiver sem no mínimo uma placa de identificação obrigatória; em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis, aí incluindo pelo menos dois pneus arriados; e em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.
No primeiro semestre, a Ditran detectou 60 veículos nessas condições, notificando seus proprietários. Desses, 39 retiraram as carcaças, e outros 21 foram recolhidos aos pátios do Município. Atualmente há duas áreas oficiais, e uma terceira opção está sendo cogitada especialmente para a colocação dessas carcaças abandonadas.