05 de julho de 2023
Abiclor e Unipar promovem visita de estudantes e professores à fábrica
A Associação Brasileira da Indústria de Cloro Álcalis e Derivados (Abiclor), junto com a Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul viabilizaram uma visita de 40 estudantes e professores à fábrica da empresa em Cubatão. A ação educativa visa fomentar o conhecimento dos estudantes pela Química e mostrar, de maneira prática, a aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula.
A visita faz parte da conclusão da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ). A Olimpíada é destinada a estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada do Estado de São Paulo e tem com o objetivo atrair jovens talentos e aprimorar a imagem da ciência Química na sociedade.
Estiveram presentes na visita à fábrica da Unipar professores e estudantes do ensino médio do Colégio Liceu Jardim, de Santo André, Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), uma instituição pública estadual subordinada à Unicamp, e do Instituto de Química da USP, focado no ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas de química e bioquímica. Essas instituições de ensino foram premiadas pela OQSP, realizada no mês de junho, e com isso foram convidados a participar do Programa “Fábrica Aberta”, que proporciona a oportunidade de visita a uma das fábricas da Unipar.
“Para fortalecer nosso propósito de desenvolvimento sustentável do setor de cloro-álcalis, entendemos que é extremamente importante contribuir para que os estudantes de hoje e futuros profissionais compreendam a importância da indústria química e o quanto ela oferece de grandes oportunidades de carreira focadas na solução para temas relevantes como, por exemplo, saneamento básico, eficiência energética dos processos produtivos e o reaproveitamento de recursos”, destaca Milton Rego, presidente-executivo da Abiclor.
Projetos sociais
Para a Unipar, que possui uma agenda de sustentabilidade que prevê investir cerca de R$ 1,4 bilhão até 2030 em mais de 30 projetos nas áreas de energia limpa, acesso à água, saneamento, entre outros, a visita faz parte dos compromissos da companhia de impactar mais de 2 milhões de pessoas com projetos sociais até 2025.
“O nosso objetivo é ser um agente de transformação para um futuro sustentável, com mobilização dentro da Unipar e expandindo para nosso ecossistema de relacionamento. A retomada do Programa Fábrica Aberta faz parte da construção desse relacionamento de transparência com nossos visitantes, mostrando abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis”, ressalta Rogerio Catarinacho, diretor da unidade de Cubatão da Unipar.