14 de junho de 2023
Ação do coração recebe inscrições de voluntários
Inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site www.associacaoeduardofurkini.org.br
A Associação Eduardo Furkini recebe até o dia 21 de junho as inscrições de voluntários interessados em colaborar com a 12ª Ação do Coração, que em 2023 acontece no dia 6 de agosto, novamente ocupando a Praça Mauá, Centro de Santos (SP).
O processo de adesão para novos voluntários e recadastro para os que já participaram de edições anteriores ocorre em duas etapas. Na primeira, os interessados podem se inscrever pelo site www.associacaoeduardofurkini.org.br e escolher onde e como pretendem atuar pelo evento. Em seguida, o grupo já definido realizará um treinamento presencial durante o mês de julho.
O tema da edição deste ano é Viva Plenamente o Dom da Vida Com Amor, com foco na saúde mental. Na visão de seu idealizador, o ator e arte-educador Alexandre Camilo, o impacto emocional do pós-pandemia ainda afeta diversas camadas da sociedade, o que aumenta a importância de ações de divulgação e campanhas de conscientização para desmistificar tabus associados à saúde mental e estimular a busca por ajuda profissional. "Cuidar, ser solidário, ter empatia e respeito pelo próximo são ações que nos permitem vivenciar plenamente o dom da vida", afirma Camilo.
Para Allan Nermani, superintendente da Associação Eduardo Furkini, o potencial dos voluntários e as formas como eles podem contribuir de maneiras diversas com a campanha são essenciais para que ela seja novamente bem-sucedida. “Estamos expandindo nossa atuação e buscamos voluntários com habilidades em áreas como design gráfico, gastronomia, oficinas culturais e além dos setores administrativo e financeiro”, antecipa.
Outra novidade para este ano é a valorização da dedicação dos voluntários em prol da comunidade, através de um programa de reconhecimento. Além de medalhas para cada etapa, projeto ou realização cumprida, a Ação do Coração terá um clube de benefícios exclusivo para os voluntários, incentivando o engajamento contínuo.
Por fim, quem não puder contribuir como voluntário também pode participar da campanha com doações de alimentos não-perecíveis, brinquedos novos ou em bom estado, ou confeccionando corações em tecido, símbolo da Ação desde sua primeira edição. Ou ainda com contribuições mensais a partir de R$ 30, tornando-se um mantenedor da Associação Eduardo Furkini, com acesso a todos os eventos da ONG.
Regina Assunção, presidente de honra da Associação Eduardo Furkini, destaca a importância do voluntariado na preservação da essência do evento: “Ao doar de forma despretensiosa, o voluntário fortalece e multiplica a corrente de gratidão e felicidade que sempre marcou a Ação do Coração”, reflete.
Histórico – Desde 2012, em nove edições presenciais e duas online (2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19) a Ação do Coração reuniu mais de 235 mil pessoas e distribuiu mais de 1,1 milhão de corações confeccionados por seus voluntários, além de mais de 206 toneladas de alimentos, 50 mil brinquedos e 260 mil peças de roupas.
Atualmente a campanha contempla comunidades em situação de vulnerabilidade na Baixada Santista, no Vale do Ribeira e em outros nove núcleos, em oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Paraná), além do Distrito Federal. Há dois anos, o aplicativo oficial da campanha, disponível para celulares do sistema Android e IPhone, também recebe as doações, inclusive internacionais.
A campanha foi criada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini (1979-2011) após terem presenciado juntos uma ação semelhante em uma viagem à Europa e projetarem realizá-la um dia no Brasil.
Fundada em 2011, a Associação Eduardo Furkini é a realizadora da iniciativa desde então. Já o “Dia da Ação do Coração” integra o Calendário Oficial de Santos (Lei Municipal 2.884) desde 2012 e é celebrado em 2 de agosto.