10 de outubro de 2022
Ação Outubro Rosa nas Usafas atende centenas de mulheres
A ação de Outubro Rosa realizada nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) foi um verdadeiro sucesso. A ampliação do atendimento no sábado (8) proporcionou maior acesso às mulheres que não conseguem ir à unidade durante a semana. Foram colhidos um total de 614 exames de preventivo e realizados o rastreamento de mamografia de 252 mulheres, com encaminhamento e agendamento na rede credenciada.
As equipes de saúde da família ofereceram também diversas atividades de orientação sobre saúde da mulher, além de atualização de cadastro da Usafa e de informações das famílias que recebem Auxílio Brasil.
As unidades foram enfeitadas de rosa para acolher as pacientes. Na Usafa São Jorge, por exemplo, a equipe fez lembrancinhas com brincos para dar de presente para as pacientes. Algumas Usafas promoveram ainda ações mais específicas, como a do Maracanã, que ofereceu orientações sobre prevenção do câncer de boca e HPV. Houve também avaliações odontológicas em 20 unidades, totalizando 352 atendimentos durante todo o dia.
A ação continua durante todo o mês com a intensificação de atendimentos ao púbico feminino e, no sábado (22), as 30 Usafas abrirão novamente das 9 às 16 horas para atender especialmente as mulheres. Para realizar o exame preventivo é necessário levar um documento com foto, cartão do posto, além de não estar menstruada, não ter tido relação sexual por dois dias e evitar o uso de cremes e duchas vaginais pelo mesmo período.
Importância da prevenção – O exame preventivo é utilizado para a detecção precoce de problemas que podem ocasionar câncer de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, com estimativa de mais de 16,7 mil casos novos apenas em 2022.
“Todas as mulheres que têm vida sexual ativa e já fizeram o exame há mais de um ano podem realizar o exame preventivo (Papanicolau). Mas é importante salientar que as mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar o exame de forma rotineira, pois é nesse intervalo de idade que os problemas relacionados ao colo do útero podem ocorrer com maior frequência”, explica a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.
Mamografia – Nos dois sábados ocorre também o encaminhamento e agendamento de exames de mamografia na rede credenciada para mulheres que tenham indicação para a realização. Dependendo da avaliação da equipe de saúde da família, poderá ser recomendada a mamografia para as mulheres entre 50 e 69 anos. “Por exemplo, no atendimento, colheu o preventivo de uma mulher de 50 anos que ainda não fez mamografia, então já pode ofertar também, dentro das faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde”, detalha a enfermeira.
Orientações – Outra ação também nas Usafas nos dias 8 e 22 é a realização de palestras de orientação sobre a saúde da mulher na sala de espera das unidades. Enquanto a paciente aguarda algum atendimento, um profissional técnico presta orientações e informações diversas sobre cuidado com a saúde e os serviços oferecidos pela unidade.
Cadastro – As Usafas também reforçam nesses dois sábados a atualização cadastral dos pacientes, bem como de informações das famílias que recebem Auxílio Brasil. O cadastro atualizado na unidade é fundamental para facilitar o contato da Usafa na comunicação de agendamentos de consultas e exames.
Ceas Mulher – Outro serviço de atendimento de excelência na Praia Grande é o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara. Um dos serviços de referência da unidade são os relacionados à mama e ao colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom alterados que necessitam de um acompanhamento específico do especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço. O Ceas Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os exames, solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja na rede municipal ou atendimento de maior complexidade junto ao Estado.
A unidade realiza ainda campanhas educativas e de conscientização para mulheres e homens, em especial relacionadas ao planejamento familiar. Sempre que há consultas sobre o assunto, seja para laqueadura e vasectomia, seja para a colocação do DIU, os profissionais da unidade realizam palestras de orientação e tiram dúvidas na sala de espera.
Avaliações cirúrgicas e acompanhamentos de exames também estão entre os serviços prestados pelos profissionais da unidade.
Pré-Natal de risco – O Ceas Mulher desenvolve todo o acompanhamento de pré-natal de risco, com ginecologistas que atendem as gestantes que precisam de maiores cuidados. Os casos que exigem maior complexidade são encaminhados para atendimento no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, ou no Ambulatório Médico de Especialidades do Estado (AME) de Praia Grande.
Em parceria com o Ceas Mulher, a central telefônica Acolhe PG acompanha casos de pré-natal de maior risco, garantindo que as gestantes não percam as consultas na rede municipal e também no Hospital Guilherme Álvaro. Caso a gestante falte, a equipe do Acolhe PG remarca para o mais breve possível e avisa a paciente.
Acolhe PG – O Acolhe PG realiza ainda o monitoramento de síndromes gripais e casos confirmados de covid-19, além de atender pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, acompanhamento de gestantes de alto risco, agendamento de consultas e exames e disque amamentação, proporcionando uma maior agilidade em diversos atendimentos de saúde. O Acolhe PG funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.
Confira o endereço das 30 Usafas:
1 – Usafa Aviação – Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº 2929
2 – Usafa Boqueirão – Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 – Usafa Mirim – Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 – Usafa Tupi – Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 – Usafa Aloha – Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 – Usafa Anhanguera – Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 – Usafa Antártica – Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 – Usafa Caiçara – Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 – Usafa Esmeralda – Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 – Usafa Forte – Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 – Usafa Guaramar – Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 – Usafa Maracanã – Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 – Usafa Melvi – Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 – Usafa Mirim II – Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 – Usafa Ocian – Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 – Usafa Quietude – Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 – Usafa Real – Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 – Usafa Ribeirópolis – Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 – Usafa Rio Branco – Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 – Usafa Samambaia – Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 – Usafa Santa Marina – Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 – Usafa São Jorge – Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 – Usafa Solemar – Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 – Usafa Tude Bastos – Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 – Sítio do Campo
25 – Usafa Tupiry – Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 – Usafa Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 – Usafa Vila Sônia – Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 – Vila Sônia
28 – Usafa Princesa – Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 – Usafa Noêmia – Av. Pres. Kennedy, 4960 – Bairro Tupi
30 – Usafa Guilhermina – Av. Pres. Kennedy, 2100 – Bairro Guilhermina.