Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

27 de outubro de 2022

Acordo entre Israel e Líbano traz benefícios energéticos e diplomáticos

 | Jornal Acontece

Mediada pelos Estados Unidos, negociação foi oficialmente concluída nesta manhã (27)

 

Israel e Líbano chegaram oficialmente a um acordo marítimo inédito nesta quinta-feira (27). Com mediação dos Estados Unidos, a oficialização do acordo aconteceu nesta manhã, quando o presidente libanês Michel Aoun e o primeiro-ministro Yair Lapid assinaram a carta que permite que Tel Aviv e Beirute possam explorar reservas de gás natural no leste do Mediterrâneo para fins energéticos.

 

“Esta é uma conquista diplomática. Não é todo dia que um país inimigo reconhece o Estado de Israel, em um acordo escrito, diante da comunidade internacional. Não é todo dia que os Estados Unidos e a França nos apoiam e oferecem garantias econômicas e de segurança para um acordo”, afirmou Yair Lapid, primeiro-ministro de Israel.

 

O presidente estadunidense Joe Biden também celebrou em declaração feita hoje o fato das negociações terem dado certo, dizendo que “esse acordo nos leva um passo à frente na realização de uma visão para um Oriente Médio mais seguro, integrado e próspero, que proporcione benefícios para todas as pessoas da região”, e que isso torna propício o desenvolvimento de áreas mais estáveis e prósperas. Já Aoun comentou que o acordo pode levar a uma normalização dos laços entre os dois estados.

 

Apesar dessa negociação ter sido bem-sucedida, os países vizinhos seguem, tecnicamente, em guerra. André Lajst, cientista político e presidente executivo da StandWithUs Brasil a delimitação da fronteira marítima, explica que, mesmo assim, esse é um avanço: “além da vantagem para os dois países em níveis energéticos, principalmente para o Líbano, que sofre com apagões frequentes, o acordo consolida positivamente os esforços de Israel para melhorar seus contatos com outros países do Oriente Médio, como aconteceu com os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, com o qual Israel normalizou seus laços diplomáticos em 2020”.

 

André Lajst é cientista político, presidente executivo da StandWithUs Brasil e doutorando da Universidade de Córdoba (Espanha), em Ciências Políticas e Sociais, com foco no processo de paz palestino-israelense.

 

Graduado no Centro Interdisciplinar Herzliya (Israel) em Governo, Diplomacia e Estratégia, com ênfase em Oriente Médio, é mestre pela mesma instituição em contraterrorismo e segurança nacional. Foi oficial acadêmico no departamento de pesquisa e operações da inteligência da Força Aérea de Israel e atuou como pesquisador do Instituto Internacional em Contraterrorismo, (ICT), onde realizou dezenas de pesquisas sobre terrorismo, processo de paz, mundo árabe e a influência dos grupos Hezbollah e Al Qaeda no Brasil.

 

Tem sido fonte de diversos meios de comunicação do Brasil, entre os quais Revista Veja, Globo News, Folha de S. Paulo, CNN Brasil, Jovem Pan, Gazeta do Povo, O Estado de Minas, O Estado de São Paulo, e veículos da imprensa israelense, como Times of Israel, Channel 2, entre outros, sobre temas ligados ao Oriente Médio, terrorismo e contraterrorismo, processo de paz árabe-israelense e segurança nacional.

 

Atua como professor e palestrante, em instituições públicas e privadas do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Belas Artes, Casa do Saber, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Amazonas, Instituto Federal Rio Grande, Universidade Federal do ABC (UFABC), São Judas Tadeu, entre outras.

 

Site: andrelajst.com

Instagram: @andrelajst

Twitter: /AndreLajst

 

 

Foto:StandWithUs Brasil
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

27 de outubro de 2022

Medidas para conter o aumento da temperatura global não são suficientes; aponta ONU

Leia mais

27 de outubro de 2022

Segundo pesquisadores, 2023 pode ser o ano mais quente dos últimos 125 mil anos

Leia mais

27 de outubro de 2022

Novo golpe desvia pix em compras on-line; veja como se proteger

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.