12 de dezembro de 2020
Agentes de Guarujá vistoriam cinco bairros
Ação casa a casa está prevista para ocorrer no Santo Antônio,
Santa Rosa, Jardim Primavera, Jardim Conceiçãozinha e Vila Baiana
Para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, a Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau) segue com a ação casa a casa. Começaram na segunda (14), as visitas nos bairros Santo Antônio, Vila Baiana e Santa Rosa. De terça (15) a sexta-feira (18), os agentes devem continuar no Santa Rosa e atuar também no Jardim Primavera e Jardim Conceiçãozinha.
A fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados durante as vistorias. Os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, visando sua própria segurança e a dos munícipes.
“Os locais onde os agentes costumam encontrar maiores focos do Aedes aegypti são quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus”, alerta a coordenadora de Combate às Endemias da Cidade, Ana Lúcia Gama da Cruz, que reforça a importância do apoio da população.
Além do casa a casa, as equipes atuam em pontos estratégicos, como ferros-velhos, borracharias e imóveis especiais (locais com grande circulação de pessoas). Já em bairros com casos confirmados, é realizado bloqueio de nebulização com uso de inseticida. A Prefeitura também conta com a equipe de denúncias. Para informar alguma situação ou tirar dúvidas, a população pode ligar para o número (13) 3341-6569.
Servidores
Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambos com a seguinte frase escrita na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.