19 de setembro de 2017
Agilidade
Guarujá vai implantar Sistema Eletrônico para tramitação de processos
A ferramenta vai reduzir tempo e custo e gerar eficiência na gestão administrativa
Cerca de 40 mil processos e 800 mil documentos tramitaram em papel na Prefeitura de Guarujá, em 2016. Mas essa realidade está com os dias contados. A partir de Janeiro, todo o processo em papel começa a ser substituído pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) e será cedido gratuitamente a Prefeitura.
O SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. Por meio dele é possível a criação, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos dentro do próprio sistema. A ação não depende de mapeamento de processos, pode ser utilizada por todas as unidades da Prefeitura.
Com isso, a municipalidade ganha mais agilidade e reduz custos. É o que explica o secretário de Administração, José Agnaldo Beghini de Carvalho. “O SEI vai proporcionar a Prefeitura uma economia a curto, médio e longo prazo, desde papel, impressão e transporte. Além do ganho significativo de produtividade dos servidores, com a otimização do trabalho e a diminuição do retrabalho”, declarou o secretário.
Outro ponto em destaque é que o Sistema vai estancar o crescimento do Arquivo Municipal de Processos, atualmente com mais de 20 milhões de processos.
Implantação
A implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na Prefeitura acontecerá por etapas. A etapa inicial está prevista para o mês de Janeiro e vai abranger os departamentos de Compras e Licitações e de Contratos da Secretaria de Administração.