Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

09 de junho de 2023

Aluno autista de 10 anos da Escola de Futebol Boca Juniors supera limites e se destaca em competição

 | Jornal Acontece

Mãe do garoto viu no esporte a oportunidade de aprimorar seu desenvolvimento

 

Conhecido como o esporte mais popular do mundo, o futebol desperta paixões em milhões de pessoas ao redor do mundo desde a infância. Um sentimento que transcende as fronteiras culturais, sociais e geográficas, e ajuda a superar barreiras.

 

Isso fica ainda mais evidente quando vemos histórias inspiradoras de meninos como Enzo, de 10 anos, que mora em Praia Grande, é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e encontrou no esporte uma forma de se expressar e se conectar com o mundo ao seu redor, sendo campeão pela Escola de Futebol Boca Juniors no Festival Arena Omega, que aconteceu no dia 3 de junho de 2023.

 

“No primeiro jogo ele ficou um pouco assustado porque tinha a torcida e precisou se adaptar com o barulho e a agitação. Mas depois se acostumou e já participou mais. Ele estava ansioso e gostou muito de competir. Mostra pra todo mundo a medalha que ganhou e fala que foi campeão. É emocionante ver ele tão solto e se destacando junto com os colegas”, diz a mãe Michele Ferreira Calado.

 

Adriel Farias é professor do Enzo da Escola de Futebol Boca Juniors e revelou que sua participação no evento surpreendeu a todos. “Ele já havia jogado em um campeonato interno e com base no desempenho dele, tivemos a ideia dele participar desse festival para jogadores de iniciação. Ele participou dos jogos, correu e se divertiu. Tenho certeza que foi uma experiência única”.

 

Mas, para chegar até esse momento, não foi fácil. Michele lembra que os desafios começaram após 3 meses de seu nascimento, quando precisou passar por uma cirurgia cardíaca. O tempo passou, ele foi superando cada um de seus limites e sempre teve uma paixão: o futebol.

 

“Ele gosta de todos os times, assiste todos os jogos e sabe o nome de todos os jogadores. O Enzo não tem um time fixo. Uma hora é corintiano, outra é são paulino, e também palmeirense. Por isso procurei a escola de futebol, para que ele ficasse mais perto do esporte e se desenvolvesse ainda mais”.

 

Assim, Enzo entrou para a família Boca Juniors de futebol no dia 2 de agosto de 2022. Adriel conta que o trabalho com o garoto começou do zero, iniciando primeiramente o contato com a bola, evoluindo para o treino todo e depois inserindo ele nos circuitos e trabalho de finalização. Sempre tentando adaptar os treinos para que ele pudesse absorver o mais rápido possível.

 

Com uma rápida adaptação, depois de dois meses ele já estava respondendo aos comandos. “Nosso coordenador Rodrigo Fagundes sugeriu que devíamos inserir o Enzo no jogo com outros alunos nossos. Começamos dois contra dois, depois três contra três e gradativamente ele foi evoluindo, começando a participar do treino coletivo do sub-11”, lembra Adriel.

 

Além de ser um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades físicas e técnicas, o futebol também oferece um espaço para socialização e amizade. Assim, o desenvolvimento do Enzo emociona. Hoje se sente seguro onde está. Chega conversando com todos os meninos, montando o time dele e entregando os coletes para os amigos.

 

“Ele é a imagem que queremos mostrar para os nossos outros alunos: sempre alegre, sorridente e disposto a melhorar a cada dia. Não tem recompensa maior do que vê-lo feliz e perceber o quanto o futebol é algo extremamente importante para ele”, afirma Adriel.

 

Michele, por sua vez, é só gratidão a tudo que a Escola de Futebol Boca Juniors tem proporcionado em suas vidas. “Sou muito grata pela paciência que eles têm com o Enzo e por incentivá-lo a participar desses torneios. São pessoas muito importantes na nossa vida, principalmente na doença do Enzo. Ele é apaixonado pelo Adriel, pelo futebol e o que eu puder fazer para ajudar meu filho, vou estar sempre aqui”.

 

O próximo passo é realizar outro sonho do menino Enzo: levá-lo para assistir a uma partida de futebol dentro de um estádio. Michele teme pela agitação e barulho do local, mas já pensa em como ajudá-lo a superar mais esse desafio em sua vida.

 

 

Sobre a Escola de Futebol Boca Juniors

A Escola de Futebol Oficial do Club Atlético Boca Juniors no Brasil tem como proposta unir a raça e a disciplina tática dos argentinos com a técnica e improviso dos brasileiros.

 

Em 2010, o clube portenho aportou no Brasil e inaugurou sua primeira Escola em São Paulo, no bairro da Penha. Atualmente são 55 unidades espalhadas por todo o País. Na Baixada Santista existem unidades em Santos, Guarujá, Praia Grande e, a partir de agora, também, em São Vicente.

 

O principal objetivo da Escola é promover saúde e transmitir valores a crianças e adolescentes por meio do futebol, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social, condicionamento físico e motor.

 

Entre as modalidades disponíveis estão as Turmas Regulares, Futbaby, Futebol Feminino, Futfralda, Treinamento de Goleiros e Treinamento para Adultos, o famoso Soccer Training.

 

A escola une a metodologia oficial do C.A. Boca Juniors de treinamentos técnicos e táticos com atividades lúdicas de iniciação esportiva, formando atletas completos e preparados não somente para os campos, como também para vida.

 

Anualmente os profissionais das Escolas participam de capacitação técnica, promovendo uma constante atualização dos conteúdos oferecidos aos alunos, sempre buscando aumentar a performance e o interesse dos jovens junto ao futebol.

 

Um dos eventos de maior destaque é a COPA BOCA, promovida anualmente e que conta com a participação das escolas de todo o País. Acontece sempre em julho e é uma experiência fantástica, onde há o encontro entre esporte e diversão, principalmente por meio de uma grande experiência de vida junto aos participantes.

 

A integração entre as famílias também é sempre muito bem promovida, incentivando a participação de todos em torneios e campeonatos, excursões e, até, viagens à Argentina, onde o Clube dispõe de estrutura para receber as delegações do mundo todo, promovendo um intercâmbio dentro e fora das 4 linhas.

 

E por falar nisso, mesmo compreendendo a limitação legal imposta pela FIFA, onde menores de 18 anos não podem deixar seu país de origem para atuarem nas categorias de base do Boca Juniors, salvo se acompanhados pelos pais, é promovido um evento anual de avaliação técnica onde atletas de todo o País são selecionados e convidados para fazerem parte de um intercâmbio gratuito durante uma semana no clube argentino.

 

 

Fonte:SANTOSPRESS 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

09 de junho de 2023

Morre Maguila aos 66 anos: Entenda condição que ex-boxeador tinha

Leia mais

09 de junho de 2023

Bertioga recebe maior ultramaratona aquática do Brasil neste sábado (26)

Leia mais

09 de junho de 2023

Neste domingo (20), acontece o passeio ciclístico ‘Bora Pedalar’

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.