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Jornal Acontece

11 de dezembro de 2024

Alunos da Etec de Santos produzem minidocumentários sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 | Jornal Acontece
A parceria entre a Prefeitura de Santos e a Etec Aristóteles Ferreira resultou na apresentação de uma série de minidocumentários produzidos pelos alunos, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento, realizado no último sábado (7) na sede da instituição (Aparecida), coroou o projeto ‘Espiral da Cidadania 2024’, iniciativa interdisciplinar que mobilizou estudantes de diversas áreas técnicas para refletir sobre desafios globais e propor soluções criativas e responsáveis.
 
 
O projeto envolveu turmas dos cursos de Informática para Internet, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Edificações, Automação Industrial, Eletrotécnica e Eletrônica. Sob a orientação de professores mediadores, os estudantes dedicaram o segundo semestre de 2024 à pesquisa e produção dos minidocumentários, abordando temas como trabalho decente, consumo responsável, energia limpa, infraestrutura sustentável e parcerias institucionais.
 
 
A coordenadora Giselle Stipanich destacou que essa abordagem pedagógica foi uma oportunidade de amadurecimento, crescimento pessoal e profissional. “Os alunos tiveram oportunidades de aprimorar o aprendizado, percebendo a importância de suas reflexões e ações. Eles se sentiram parte fundamental da sociedade e da escola e puderam desenvolver competências socioemocionais como empatia, resiliência e autorresponsabilidade”, disse.
 
 
A iniciativa contou com o apoio da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) da Prefeitura de Santos, que abrange o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods). O assessor técnico da OTC, Alessandro Lopes, propôs os temas e ajudou a interligar os esforços entre a escola e o poder público. Para o arquiteto e urbanista, envolver os alunos em projetos práticos e colaborativos com a prefeitura e outras organizações traz benefícios para toda a Cidade.
 
 
“A integração dos ODS na educação prepara os alunos para serem cidadãos ativos. Projetos como esses mostram como suas ações podem impactar positivamente a comunidade e desenvolvem habilidades essenciais como liderança e pensamento crítico”, finalizou.
 
 

 

OS TEMAS

 
Cada turma abordou um dos ODS estabelecidos pela ONU, gerando debates e reflexões sobre temas cruciais. As turmas 2I1 – Informática para Internet e 2G2 – Edificações disponibilizaram suas produções no YouTube. Elas abordaram, respectivamente, os ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) [assista no link: https://www.youtube.com/watch?v=y3oiL7g04Xw] e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) [assista no link: https://www.youtube.com/watch?v=pGoDCjv5sJs].
 
Os ODS trabalhados foram:
ODS 7 (Energia Limpa e Acessível): Eficiência energética e acesso universal à energia.
ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico): Redução da proporção de jovens sem emprego e promoção do empreendedorismo.
ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura): Desenvolvimento de infraestrutura sustentável e acesso financeiro às pequenas indústrias.
ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): Habitação acessível e urbanização inclusiva.
ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): Estratégias para redução de resíduos e monitoramento do impacto sustentável no turismo.
ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes): Combate à violência e à exploração infantil.
ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): Importância das parcerias públicas e privadas para mobilização de recursos.
 
Esses temas foram explorados por meio de uma metodologia inspirada na gestão ágil Scrum, com os alunos divididos em grupos e conduzindo ciclos mensais de desenvolvimento (sprints). Cada turma contou com um professor orientador para guiar o processo.
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