Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Cido Barboza

29 de agosto de 2025

Ambipar apresenta projetos de transporte sustentável e inclusão de mulheres no setor químico durante o FAS

 | Jornal Acontece
Hélio Matias da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química e vice-preseidente do Grupo Ambipar, líder global em soluções ambientais, presente em mais de 40 países, reforçou seu papel de protagonismo na transição energética e na sustentabilidade do setor logístico e industrial.
 
 

Clique aqui para assistir a fala

 
 

Clique aqui para assistir todas as palestras

 
 
Hélio Matias destacou que “não existe planeta B, só temos o planeta A, e é responsabilidade de cada um de nós cuidar dele”, reforçando a missão da empresa em promover a transformação ecológica através de projetos de descarbonização, economia circular, regeneração ambiental e transporte limpo.
 
 

 

 

Quarta onda da logística: sustentabilidade

 
Durante a apresentação, foi lembrado que o setor de transportes já passou por fases de evolução focadas em prazo, qualidade e segurança. Agora, segundo a Ambipar, o mundo vive a quarta onda da logística: a sustentabilidade.
 
 
 
Para reduzir o impacto ambiental, a empresa implementa projetos inovadores como:
 
•Corredor Sustentável: uso de combustíveis não fósseis (GNC, GNL e hidrogênio).
•Caminhões movidos a biodiesel: pioneirismo no Brasil, com mitigação direta das emissões de CO₂.
•Carreta Sustentável: equipada com células fotovoltaicas e sistema de baterias que permitem descarga sem uso de energia externa.
 
 
Um caminhão que roda 10 mil km por mês pode emitir até 9 toneladas de CO₂. É um número surreal e precisamos mudar essa cadeia energética”, alertou.
 
 
 

Inclusão e responsabilidade social

 
 
Além dos avanços ambientais, a Ambipar apresentou o Corredor Rosa, projeto de inclusão que forma e insere mulheres como motoristas de transporte de produtos químicos perigosos — um setor historicamente dominado por homens.
 
 
Sustentabilidade não é discurso, é prática diária, e passa também pela inclusão social e pela valorização de novas perspectivas dentro do setor”, destacou.
 
 
 
 A participação da Ambipar no FAS reforça a importância de alinhar inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e inclusão social, posicionando Cubatão e a Baixada Santista no centro da discussão sobre transição energética no Brasil.
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

29 de agosto de 2025

Fórum Aliança Sustentável reúne grandes lideranças nacionais em sustentabilidade, indústria e ciência

Leia mais

29 de agosto de 2025

Prefeito César Nascimento destaca união por uma Cubatão Sustentável no Fórum Aliança Sustentável

Leia mais

29 de agosto de 2025

Secretário destaca importância de Cubatão conectar ciência, sociedade e meio ambiente

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.