28 de agosto de 2023
Após sete dias na fila de transplante, coração doado á Faustão saiu de Santos em helicóptero
O coração transplantado para o apresentador Faustão, saiu de helicóptero por volta das 12 horas do ultimo domingo (27/8), da cidade de Santos.
A aeronave que transportou o coração transplantado ao apresentador Fausto Silva, o Faustão, decolou do estádio de futebol da Portuguesa Santista em direção ao Hospital Albert Einstein, onde ocorreu a cirurgia. Segundo o clube, o órgão veio de um hospital de Santos.
Sérgio Schilit, presidente da Portuguesa Santista, disse que a solicitação para uso do campo na operação de transporte do órgão partiu da Polícia Civil.
“Sempre estamos à disposição para atender. Já tiveram outras ocasiões em que [o auxílio] foi solicitado, e a Portuguesa sempre está com as portas abertas. O Faustão é uma pessoa bem relevante, mas já atendemos outras pessoas que sequer conhecemos. O importante é salvar as vidas”, declarou o presidente.
CIRURGIA
Apresentador de 73 anos está internado em SP desde 5 de agosto para tratar insuficiência cardíaca. A cirurgia de transplante ocorreu apenas 7 dias após a inclusão do apresentador na fila dos transplantes cardíacos do SUS.
Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. No comunicado enviado à imprensa, a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein explicou que o hospital foi notificado da existência de um órgão compatível, já que o tipo sanguíneo do doador era o mesmo do apresentador (B). Por isso, já são retirados da disputa todos os pacientes de tipos sanguíneos que poderiam gerar complicações.
Conforme divulgado pela unidade de saúde, a cirurgia aconteceu no início da tarde, do ultimo domingo (27), e durou cerca de 2h30.