18 de junho de 2024
Após título pan-americano, carateca de Santos é ouro em Jogos do Brics na Rússia
Ninguém para a carateca Brenda Padilha (Fupes/Sesi/Unisanta) nesta temporada. Depois de conquistar a medalha de ouro no Pan-Americano, no Uruguai, ela voltou a brilhar: dessa vez em Kazan, na Rússia. A representante de Santos subiu no lugar mais alto do pódio no Brics Sport Games, evento multidesportivo que vai até o dia 23 de junho. Foi o único ouro do País no kumitê da modalidade.
Em campanha perfeita, na categoria Adulto Individual +68kg, Brenda venceu na primeira luta uma atleta chinesa. Em disputa acirrada, ela saiu perdendo, mas conseguiu virar contra a chinesa, vencendo por 8 a 5. Na semifinal, vitória por 3 a 0 sobre representante da Rússia. Na final, mais uma atleta da casa, com vitória larga por 8 a 0.
Realizados anualmente, os Jogos do Brics são organizados pelos países-membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Em 2025, será a vez de o Brasil assumir a presidência do Brics e organizar a competição em território brasileiro. Nesta edição, o País conta com 112 atletas, em 15 das 27 modalidades esportivas previstas pela organização do evento.
“Fiquei muito feliz com essa vitória, foi uma competição de nível alto e saio com a sensação de dever cumprindo, já que estou vindo do ouro no Pan. Mas continuo me preparando porque ainda tem, no final do mês, o Campeonato Sul-Americano Adulto, na Bolívia, e tenho certeza que vai seguir tudo dando certo”, disse Brenda.
No ano passado, a lutadora da Fupes conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Além do tetracampeonato pan-americano, Brenda é tetracampeã sul-americana e hexacampeã brasileira. Seu grande objetivo está marcado para o ano que vem, quando pretende disputar e subir ao pódio no Campeonato Mundial, no Cairo (Egito).
Esta iniciativa contempla os itens 3 e 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade.