A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), abriu chamamento público para seleção de artesãos interessados em atuar em feiras de economia criativa dos bairros Boqueirão e Aparecida (FeirArte) e Feito em Santos Valongo. O edital foi publicado na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial do Município (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/inicio/download/2024-03-04), na página 22.
Os interessados deverão optar por apenas uma das feiras de artesanato e indicar a modalidade escolhida para atuar e como confeccionam o seu produto. Elas estão distribuídas em categorias que deverão, necessariamente, oferecer produtos com identidade local e/ou regional para fins turísticos. Os participantes também deverão enviar informações e cópias dos documentos exigidos no processo de seleção.
São 23 vagas destinadas à FeirArte do Boqueirão, que ocorre na calçada dos jardins da orla nos arredores da Fonte Luminosa Vicente de Carvalho. Dessas, são seis para quem atua com artesanato e design, outras seis para artes plásticas e dez para suvenires. Também haverá mais 23 vagas para artesãos na FeirArte da Aparecida, na Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva (em frente ao Sesc-Santos), distribuídas da mesma forma.
Já na feira de artesanato no Valongo, na frente da antiga Estação Ferroviária e do Museu Pelé, são mais sete vagas, sendo três para artesanato e design e duas para artes plásticas e duas para suvenires.
“Este edital representa muito mais do que abrir as vagas. É a gente apoiar o empreendedor, o artesão. As pessoas que já são permissionárias pedem para que abram mais vagas, para que cada vez mais (as feiras) se tornem atrativas, gerem novos produtos. Então, é oportunidade!”, explicou o prefeito Rogério Santos.
O prefeito acrescentou que a Administração também apoia os empreendedores com qualificação, orientação e organização. “Temos trabalhado juntos porque estas feiras fazem parte da cultura santista, é o lazer, é o empreendedorismo e geração de renda na Cidade”.
“Podem participar pessoas físicas ou jurídicas sediadas ou que morem em Santos. Essas pessoas vão ter que mostrar que fazem os produtos e vamos dar pontos por inovação, sustentabilidade, entre outras características”, informa a presidente da curadoria do edital, Flávia Neves Dantas.
A autorização para exposição será concedida de forma individual e com definição de prazo. “Será uma concessão temporária para que haja renovação de produtos e expositores periodicamente no Município devido à grande demanda”, explica Flávia.
Seectur realiza palestra de esclarecimento para interessados
Haverá também uma palestra de orientação e esclarecimento de dúvidas relacionadas à curadoria e seleção dos inscritos. Ela está marcada para o dia 11, às 16h, no Auditório do Centro Administrativo, que fica na Rua Pedro II, 25, Centro.
O formulário de inscrição pode ser
acessado online. Em caso de dúvida, basta entrar em contato pelo feirarte@santos.sp.gov.br ou feitoemsantos@santos.sp.gov.br.