28 de outubro de 2021
Até 17 mil vagas de emprego podem ser geradas com Complexo Andaraguá
As obras de implantação do Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá, em Praia Grande, poderão ser retomadas em breve. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) revalidou a licença prévia técnica para a construção do empreendimento, que deverá gerar até 17 mil empregos diretos, além dos indiretos.
“A implantação do Complexo Andaraguá em Praia Grande provoca uma mudança em toda a Região e impacta positivamente neste momento em que a economia busca uma retomada. Além disso, esse empreendimento traz uma nova vocação econômica para a Baixada Santista. Trata-se de uma luta de mais de 16 anos e estamos muito felizes por este resultado positivo. Essa obra trará milhares de empregos e oportunidades para a população do Município e da Baixada”, declarou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.
A decisão do TJ-SP ocorreu de forma unânime, por 3 votos a zero. Assim que a nova decisão judicial for publicada será liberado o retorno das obras do Complexo. “A Administração Municipal se coloca à disposição do empreendedor para que possamos trabalhar em parceria. A sociedade ganha com isso. A implantação do Complexo Andaraguá colocará o Município e a Região como referência em todo o País, com potencial para atrair mais investidores e empresas”, disse a prefeita.
O diretor-executivo do empreendimento, André Ursini, explicou que a primeira fase da obra foi realizada supressão da vegetação. A partir de agora será a vez da terraplanagem da área. “Após trabalho minucioso do Tribunal de Justiça sobre Praia Grande e Baixada Santista, o impacto social e econômico e a importância do empreendimento para a Região, a decisão foi tomada. Durante toda a formatação do projeto a preocupação com a questão ambiental, com índice de preservação acima do previsto em legislação”, comentou.
Empreendimento
O Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá é uma obra de iniciativa da empresa ICIPAR– Empreendimentos e Participações Ltda, que pertence ao Grupo Sonda. O principal objetivo do complexo é concentrar mais de 200 empresas de diversos segmentos não poluentes em um local onde possam ter acesso fácil às importações e exportações. A expectativa é a criação de 17 mil empregos diretos e indiretos com o funcionamento do complexo.
O empreendimento fica no Bairro Andaraguá, que foi escolhido por sua localização estratégica, à beira de uma rodovia e próximo de uma linha férrea, distante apenas 17 quilômetros do Porto de Santos. O aeródromo é financiando pela empresa ICIPAR e trará pouco impacto a população local, uma vez que, cada decolagem durará cerca de sete minutos, sendo atendidas seis aeronaves diariamente.
Dados
O terreno tem 12 milhões de metros quadrados. Deste total, 70% deve ser preservado e 30% destinado à construção. Estão previstos mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A pista deverá ter 2.600 metros de comprimento, o que possibilita que aviões de grande porte possam operar no local.