Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

08 de maio de 2017

Até outubro

Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistas

Benefício abrange profissionais autônomos e taxistas que atuam como Microempreendedor Individual – MEI

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, decreto que altera o Regulamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (RICMS) e prorroga até outubro deste ano a isenção do ICMS concedida na aquisição de veículos utilizados como táxi. A medida beneficia os cerca de 60 mil taxistas profissionais autônomos e também os que atuam como Microempreendedor Individual – MEI no Estado de São Paulo.

“Hoje assinamos o decreto que estabelece isenção de ICMS para renovação da frota de taxi no estado de São Paulo. Isso é um triplo benefício. Para o taxista, que consegue trocar de carro com um preço mais barato. Beneficia o emprego, porque a indústria automobilística é uma cadeia produtiva muito longa. E o terceiro beneficiado é a sociedade, as pessoas precisam do taxi, que é um serviço importante, e então vão poder utilizar um veículo novo com toda segurança”, destacou o governador.

A isenção do imposto – de 12% no Estado de São Paulo – terá vigência até 31 de outubro para as saídas promovidas pelos fabricantes de automóvel e para as vendas realizadas pelas concessionárias. A prorrogação da isenção foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) por meio do Convênio ICMS-49/2017.

Para usufruir da isenção, é necessário que o profissional exerça há pelo menos um ano a atividade de condutor autônomo de automóvel de passageiros, na categoria de aluguel (táxi), e que não tenha comprado nos últimos dois anos veículo com isenção do ICMS.

Além disso, para adquirir um automóvel utilizando o benefício, o taxista deverá apresentar comprovação de que possui licença para o exercício da atividade de serviço de táxi. Também é necessária cópia da autorização expedida pela Receita Federal do Brasil concedendo isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 de maio de 2017

Prefeitura de Cubatão informa – Não haverá expediente na Policlínica nesta terça-feira (28)

Leia mais

08 de maio de 2017

Prefeitura de Bertioga dá início às obras do Hospital Municipal

Leia mais

08 de maio de 2017

Inscrições para o 1º Festival Esportivo de Integração estão abertas até 25 de maio

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.