21 de novembro de 2023
Atleta cubatense é campeão em três provas, e vice em uma, em Campeonato Paulista de Natação
Mais um esportista de Cubatão traz bons resultados em disputas realizadas ‘longe de casa’. Desta vez, trata-se de Pedro Diogo Moço Torres Barreto. Ele é atleta de natação e representou, de forma exitosa, a cidade no Campeonato Paulista, que foi realizado no município de Americana, na Região Metropolitana da Grande Campinas entre os dias 10 e 12 de novembro.
Na oportunidade, competindo pela equipe do SESI/SP, o atleta cubatense, de 14 anos, que é um dos contemplados como bolsista da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), conseguiu a façanha de ir bem em quatro provas no interior paulista. Pedro Diogo conquistou a segunda colocação na prova de 100 metros nado peito e, em um feito histórico na carreira, foi campeão em outras três: as provas de 200 metros (Nado Peito) e 4×50 metros (Individual), além da prova mista de 4×50 metros. A Semes informa que nesta semana, de terça-feira (21) a sábado (25), Pedro vai disputar o Campeonato Brasileiro Infantil em Recife, no Estado de Pernambuco.
1º Lugar no Ranking – Ressalta-se ainda que a performance do atleta cubatense na prova de 200 metros Nado Peito deixou-lhe na primeira colocação do Ranking Brasileiro Infantil 2, em piscina semiolímpica (25 metros).
Satisfação da família – A mãe de Pedro, Simone Diogo Torres, de 50 anos, conta que já atuou como professora de natação por 11 anos e que acredita que serviu de inspiração para o filho entrar no esporte – inicialmente, no futebol. Mas, foi na natação que ele se encontrou, na qual é praticante desde os 7 anos. Simone também revela que ela chegou a treinar no Centro Esportivo Romerão.
“No meu tempo, era o Ginásio Castelão. Eu treinava lá e disputava alguns campeonatos como amadora. Nunca fui profissional nem cheguei a ganhar títulos, mas gostava do que fazia, inclusive dando aulas de natação e ajudando outras pessoas a praticar o esporte”, narra a mãe. Junto ao pai de Pedro, que é professor de Educação Física, os dois sempre incentivaram o filho na jornada atlética e fazem o que podem para vê-lo treinando e competindo.
A bolsa da Semes serve de ajuda e incentivo à pratica do esporte – “Assim que entrou natação, Pedro se encantou por este esporte e, desde cedo, começou a competir. A coisa foi ficando séria, e ele começou a ir bem nas provas e não parou mais. Atualmente, é o orgulho da família. Inclusive, inspirada nele, até a irmã Luíza, de 10 anos, pegou gosto e também começou a competir”, a mãe conta toda orgulhosa.
Mas, conforme relata, apoiar financeiramente a dupla não tem sido uma tarefa fácil. “Vamos ter que trabalhar dobrado, pois não é fácil bancá-los em várias competições, com materiais e viagens, que não são nada baratos’’, afirma a mãe.
Por isso, ela destaca a “importância da bolsa da Secretaria de Esportes” para Pedro. Já Luíza, que é bem nova, segundo Simone, ainda vai chegar lá. “Sempre que a gente pode, eu ou o pai dele, Luciano Barreto, o acompanha nas viagens. Nessa de Recife, como está bem distante, nós não vamos. Ele embarcou na segunda-feira (20), sob responsabilidade da Equipe do SESI/SP. Ficaremos aqui mais uma vez na torcida. Acreditamos que ele e a irmã têm potencial para irem longe na carreira, e continuarem representando bem Cubatão no cenário esportivo, principalmente na Natação. Este é o desejo da família, que acredito que se estende à grande parte da população cubatense’’, encerra Simone Diogo.
Fonte: PMC
Compartilhe