07 de maio de 2024
Atleta cubatense é destaque na natação e ocupa primeiras posições no ranking nacional da modalidade
Um atleta morador de Cubatão tem representado com destaque o município, conforme mostra o ranking das 4 provas que ele disputa na natação. É Pedro Diogo Moço Barreto, 15 anos de idade, que desde o ano passado integra o projeto ‘Bolsa-Atleta’ da Prefeitura de Cubatão, alcançando excelentes resultados. Pedro, morador da Vila Paulista, tem subido diversas vezes ao pódio, além de figurar em boas posições em outras provas.
Exemplos disso ocorreram quando Pedro Diogo participou da Liga SESI/SP no mês de abril, realizada na Capital Paulista, uma competição oficial e reconhecida pela Federação Aquática Paulista (FAP) em piscinas de 25 metros, cujos tempos alcançados são considerados para mensurar o ranking do Estado e do Brasil em cada categoria. Desta forma, os bons resultados alcançados pelo jovem esportista o deixou bem situado na lista do ranking da Natação Brasileira, conforme pode ser conferido pelo site swim.com.br, na página da especializada “SWIM It UP”. Pedro está classificado nas seguinte posições:
1º Lugar – Ranking Brasileiro nos 200m Peito Juvenil 1 – Tempo de 2:27,53;
1º Lugar no Ranking Estadual e o 2º no Brasileiro – 100m Peito Juvenil 1 – Tempo de 1:08,25;
3º Lugar no Ranking Estadual e o 5º no Brasileiro – 400m juvenil 1 – Tempo de 5:02,87;
4º Lugar no Ranking Estadual e 9º no Brasileiro – – 200m Medley Juvenil 1 – Tempo de 2:21,25;
Família como pilares da luta pela prática esportiva – Uma das mais entusiasmada pelas conquistas do jovem atleta é Simone Diogo Torres, de 51 anos, mãe do atleta. Ex-professora de natação por 11 anos, ressalta que sempre acreditou que o filho pudesse seguir os seus passos, sendo melhor que ela em termos de resultados e conquistas. “É muito legal saber que a gente deixou um legado para os filhos. Além dele, tenho a minha filha menor que também se enveredou na natação e, assim como o irmão, já vem disputando provas como atleta do SESI”, relata Simone.
A mãe conta que a luta da família para manter as viagens e hospedagens país afora tem sido também dobrada. “A gente não desiste de arrumar forças e condições de sempre acompanhá-los nas competições. Nem que seja eu ou o pai deles, Luciano Barreto, professor de Educação Física. Não é fácil, mas o Pedro conta com a ‘Bolsa-Atleta’ da Prefeitura de Cubatão, o que representa uma importante ajuda. Tomara que a irmã dele, Luiza, também consiga, assim que completar a idade. É preciso manter esses jovens no Esporte, pois o retorno para eles e para a Cidade tem sido muito bom”, completa Simone, toda orgulhosa.