20 de setembro de 2023
Atleta paralímpico cubatense garante vaga para Mundial de Powerlifting em novembro
O levantamento de peso que atingiu a marca dos 178 kg no supino garantiu ao atleta paralímpico de Cubatão Daniel Moreira de Souza a vaga para o Campeonato Mundial de Powerlifting que acontece em novembro deste ano. Tudo isso porque ele conquistou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Powerlifting, realizado no último fim de semana (16 e 17) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O esportista paralímpico, de 34 anos, concorreu na categoria Especial, de 100 a 110 kg (peso corporal).
“Por se tratar de uma seletiva, essa conquista ganha mais importância, pois me leva à competição que é o sonho de todo atleta da categoria participar”, ressalta Daniel Moreira. Mas para chegar até aí, ele conta que a tarefa não foi nada fácil. Teve que mudar significativamente a rotina para alcançar o objetivo final. Assim, obviamente, sua obstinação teria que passar por vários desafios e dificuldades. “O trabalho foi árduo, com muitos treinamentos. Difícil chegar à meta de 178 kg no levantamento do supino, na primeira colocação. Abaixo disso, seria pouco provável. E ainda tive que superar um machucado na perna que eu utilizo uma prótese, o que me causou fortes dores”.
Superação e feito inédito – Treinar assim passou a ser um desafio ao próprio atleta. Segundo ele, devido à concorrência que “é gigantesca, uma vez que só há ‘feras’ nesses eventos. Todos ali são batalhadores. Não basta ser qualquer treino, tem de ser treino duro, que pelo menos nos aproximasse da meta. Então, alcançar a vaga para o Mundial foi um prêmio também pelo meu esforço e insistência em resistir até o limite”, ressaltou.
O foco era esse e foi atingido. Pelo propósito e espírito esportivo, para Daniel valeu a pena aguentar e insistir, sendo coroado com o título e vaga para o Mundial de Levamento de Peso. “Fiquei muito feliz e realizado em trazer esse título para nossa Cidade”, comemora o atleta paralímpico, exemplo de superação, que terá pouco tempo de descanso e afirma que já pensa nos próximos treinamentos visando a um desafio bem superior aos já ultrapassados. A disputa do Mundial é algo inédito em sua carreira, o que valoriza ainda mais a sua participação numa modalidade tão competitiva e importante, elevando cada vez mais o nome de Cubatão no cenário esportivo paralímpico nacional.
Fonte: SECOM
Compartilhe