06 de agosto de 2025
Baixada Santista tem 516 estudantes disputando vaga na Olimpíada Brasileira de Matemática

Nesta quinta-feira (7), 516 estudantes da Baixada Santista participam da 3ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp). Eles estão entre os 15.972 alunos do Estado que conquistaram medalha de ouro na fase anterior e agora disputam uma das 225 vagas para representar a rede paulista na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
A prova será aplicada presencialmente nas escolas ou em polos definidos pelas Diretorias de Ensino, com início às 9h. Os participantes terão duas horas para resolver 20 questões de múltipla escolha, com temas como geometria, álgebra, aritmética, lógica, probabilidade e estatística. O conteúdo é adaptado ao ano ou série do estudante, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
A classificação será unificada para todo o Estado, independentemente do município ou da Diretoria de Ensino. Na fase anterior, apenas 5% dos participantes com melhor desempenho foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
“As vitórias estão cada vez mais próximas. A OBM é a olimpíada de matemática mais difícil do Brasil, e teremos um time ainda mais preparado que no ano passado”, destaca Roberto Serra Campos Júnior, coordenador de olimpíadas da Seduc-SP.
Nesta edição da Omasp, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo premiou 122,7 mil estudantes com medalhas nos três níveis da competição, que envolvem alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Treinamento e preparação
Os medalhistas continuam sendo acompanhados até outubro com aulas online do projeto Starboard Science, parceiro da Seduc-SP. A iniciativa oferece conteúdos e exercícios voltados à preparação para olimpíadas do conhecimento. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) será realizada nos dias 9 e 10 de outubro, na capital paulista.