08 de fevereiro de 2023
Baixada terá imediato reforço na segurança sinaliza Estado a União de Vereadores
A Baixada Santista deu passo importante para o aumento de efetivo policial e outros avanços para a segurança pública da região, nos próximos três meses. Durante encontro com a diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista- Uvebs, o secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou o aumento do efetivo com a incorporação de profissionais aprovados em Concurso Público.
O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 8, na Capital, onde os vereadores cobraram o aumento no efetivo policial da Região, atualmente defasado em 15%, e ainda a reabertura das unidades do Instituto Médico Legal (IML) de Santos e Guarujá. Para ambos os temas, o Estado sinalizou solução em três meses, pois este é o período necessário para o treinamento dos profissionais já aprovados em Concurso Público para atuarem especificamente na Baixada Santista.
Maior efetivo
Os vereadores informaram que serão incorporados 22 novos médicos legistas, 85 investigadores e 146 escrivães no efetivo da Região. Além de servidores da Polícia Civil, novos membros devem ser destinados para a Polícia Militar para o patrulhamento das ruas na Baixada. “Esses profissionais já foram aprovados no concurso e estão passando por treinamento para que possam atuar.
O processo leva três meses. Todos eles fizeram provas destinadas às vagas na Região e por isso serão destinados à Baixada”, explicou a presidente da Uvebs, Audrey Kleys (PP/Santos). “Representamos o papel do vereador, levando as reivindicações da população diretamente para o ente responsável, que no caso da Segurança Pública, é o Estado. Saímos com um prazo de solução e seguiremos acompanhando os desdobramentos dessa situação”, disse.
IML
A reabertura dos IMLs de Santos e Guarujá, também entrou na relação de prioridades, apontadas pelos vereadores, para este semestre. Atualmente apenas o IML da Praia Grande está em funcionamento de forma sobrecarregada, para atender toda região.
Violência contra Mulher
A secretária da Uvebs vereadora Jaque Barbosa (PSD) pontuou que a deficiência de IMLs na Baixada dificulta a denúcia das mulheres vítimas de violência, uma realidade que convive no cotidiano de sua atividade parlamentar em Cubatão e que é comum às demais cidades da região.
“Outra ferramenta importantíssima para a proteção das nossas mulheres e meninas vítimas de violência é a possibilidade de mais postos de delegacia da Mulher 24 horas, e a DDM on-line, em plantão atendido por delegadas” defende a vereadora.