22 de julho de 2024
Banco de sangue de São Vicente precisa de doações para aumentar estoques
A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) incentiva os munícipes a aderirem à doação de sangue, devido aos níveis baixos de estoque nos bancos de sangue.
Para contribuir, o cidadão deve seguir os seguintes passos:
– Portar documento com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação) e CPF ambos no prazo de validade
– Ter entre 16 e 69 anos de idade. No caso do menor de idade, estar acompanhado de responsável. A primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos
– Pesar acima de 50kg
– Estar em boas condições de saúde
– Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas)
Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.
Menores de 21 anos devem apresentar Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade com foto e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição.
Não podem realizar a doação pessoas com risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro, múltiplos parceiros sexuais ou ser parceiro de portador de Aids e hepatites).
Antes de fazer a doação, o cidadão passará por um processo de triagem que consiste em alguns exames e uma entrevista, a fim de realizar o ato com total segurança para o doador e reduzir ao máximo os riscos de transmissão de doenças para os pacientes que recebem transfusões de sangue.
As doações podem ser feitas na Colsan Santos, localizada na Rua Oswaldo Cruz, 197 – Boqueirão – Santos (dentro do Hospital Guilherme Álvaro). O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h30.