25 de outubro de 2022
Bate-papo com terapeuta holística é realizado no Pic Vila Alice

Autocuidado e pensamento positivo foram alguns dos temas abordados
Por Naihara Carvalho
Buscando levar para a comunidade informações que possam auxiliar não só no dia a dia, mas também em momentos difíceis, o PIC Vila Alice recebeu na tarde de sexta-feira (21), a terapeuta holística Fabiana Medeiros e a educadora parental Priscila Bressan, para uma conversa sobre a importância de se cuidar e ter bons pensamentos principalmente nos momentos conturbados.
O décimo mês do ano é conhecido como Outubro Rosa por ser quando acontece a campanha mundial dedicada a alertar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A terapeuta holística explicou que cuidar da mente é essencial para quem busca equilíbrio, enfatizando que, em momentos de choque como a descoberta de um câncer, é comum travar por acreditar ser uma sentença de morte. “O cérebro é capaz de tudo por ser o principal responsável pelo funcionamento do corpo, mas nem sempre ele é nosso amigo”.
Segundo a terapeuta, nestes momentos é fundamental parar, respirar e procurar ajuda. Praia Grande, por meio de seus serviços sociais e de saúde, promove atividades e oferece serviços acessíveis à comunidade, auxiliando na socialização, autoconhecimento e acolhimento.
Cristiane Nascimento, de 43 anos, é mãe de aluno e relatou que busca clareza em situações difíceis tendo um momento “só seu”. “Com a correria do dia a dia é quase natural adiar questões que pareçam irrelevantes e ter dificuldade de lidar com situações delicadas como doenças. Por isso eu sempre paro umas duas horas no dia para fazer algo para mim, algo que eu gosto, assim eu relaxo e não surto”.
A diretora do PIC Vila Alice, Almerita Barbosa, disse acreditar ser preciso levar informação a quem precisa. “Convidei pessoalmente os frequentadores do PIC para participar. Muitas pessoas chegam aqui fechadas, mas aos poucos vão se abrindo, se socializando e se transformam em alguém com mais alegria de viver”.
O encontro serviu ainda para salientar a importância de se manter positivo em momentos conturbados e de se cuidar em nome do amor próprio e do amor pelo outro, pois estar bem é fundamental para fazer o bem. O autoexame, exames preventivos e o diagnóstico precoce podem fazer a diferença para um processo bem-sucedido.
Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.