19 de dezembro de 2024
Bertioga se destaca como referência em conservação ambiental em 2024
A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga encerra o ano com avanços significativos na proteção e conservação ambiental. Entre as principais ações realizadas em 2024 estão a inauguração do novo Centro de Educação Ambiental (CEA), o lançamento do projeto Recicla Bertioga e a elaboração dos planos municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e de Educação Ambiental (PMEA).
O novo CEA, integrado ao Viveiro Municipal de Plantas ‘Seo Leo’, agora forma um parque ambiental com 3.000 m² de área. O espaço inclui o Orquidário Municipal, a Trilha das Bromélias, o Museu Acessível de Animais da Mata Atlântica, além de cinema e biblioteca ambiental. Esses recursos reforçam a estrutura educacional voltada à sustentabilidade e ao meio ambiente, consolidando o espaço como referência em educação ambiental no município.
Ao longo do ano a educação ambiental formal e não formal também se destacou com o lançamento do livro educativo “No Manguezal tem água, tem lama, tem vida e tem trama”, inspirado no Barco Escola “Arca do Saber”. Com 5 mil exemplares, o material foi distribuído aos alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, promovendo o conhecimento sobre o ecossistema local.
Além disso, cerca de 85 professores foram capacitados em temas ambientais, ampliando o alcance da educação ambiental nas escolas. Já entre os estudantes, mais de 60 participaram de palestras sobre mudanças climáticas. Outro destaque foi o tradicional curso de férias, que atendeu 200 crianças da rede municipal, proporcionando aprendizado de forma lúdica e interativa.
Complementando essas ações, o roteiro pedagógico “O Milagre da Polinização” impactou mais de 1.200 pessoas, incluindo alunos e visitantes, ao destacar a importância dos polinizadores para a preservação dos ecossistemas. O Barco Escola “Arca do Saber” também ampliou seu alcance, atendendo cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes do 5º e 7º ano das redes municipal e estadual, além de escolas particulares, universidades e entidades sem fins lucrativos.
No campo dos eventos, o IX Festival da Mata Atlântica reuniu cerca de 20 mil visitantes e 94 expositores. Já as 15 edições da Feira de Economia Solidária (ECOSOL) atrairam mais de mil pessoas, promovendo a economia local e sustentável. Além disso, cerca de duas mil mudas nativas da Mata Atlântica foram distribuídas, incentivando a recuperação da biodiversidade.
Lançamento do Projeto Recicla Bertioga
O projeto visa aumentar a quantidade e qualidade dos materiais recicláveis e engajar a comunidade na luta contra as mudanças climáticas. Entre as ferramentas desenvolvidas pela metodologia do Recicla Cidade, para alcançar a conscientização, está a Tecnologia Social “Moeda Humanitária”, que utiliza a gamificação, promovendo o reforço positivo para a entrega de materiais plásticos recicláveis de qualidade, que serão doados para a cooperativa local, nos Espaços Eco Troca. Já em fase de desenvolvimento, ela será implementada em uma etapa futura do projeto.
Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e de Educação Ambiental (PMEA)
As iniciativas foram desenvolvidas em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e contaram com ampla participação popular, por meio de oficinas realizadas entre 2023 e 2024. O PMMA visa à proteção e ao uso sustentável da Mata Atlântica em Bertioga, enquanto o PMEA tem como foco a conscientização e a promoção da educação ambiental.