Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

30 de maio de 2025

Bike Santos será gratuito em 3 e 5 de junho para marcar os dias da bicicleta e do meio ambiente

 | Jornal Acontece
Nos próximos dias 3 e 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial da Bicicleta e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o uso das bicicletas compartilhadas do Bike Santos será gratuito. A medida visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e destacar o impacto positivo para a Cidade.
 
 
 
O sistema de bicicletas compartilhadas da Cidade já ultrapassou a marca de cinco milhões de viagens desde o início da operação. Só no último ano (maio de 2024 a abril de 2025), foram contabilizados mais de 420 mil deslocamentos — muitos deles em substituição ao carro, especialmente nos horários de pico.
 
 
 
Segundo dados da Serttel, empresa responsável pela operação do sistema, o uso das bicicletas em Santos contribuiu para evitar a emissão de aproximadamente 163 toneladas de CO₂ na atmosfera no último ano. Para além desse impacto direto, um estudo da Universidade de Oxford aponta que, ao substituir o carro pela bicicleta uma vez por semana, cada pessoa pode evitar a emissão de até 0,5 tonelada de CO₂ por ano.
 
 
 
“O uso da bicicleta em Santos vai além do deslocamento: representa mais saúde, menos trânsito e um compromisso coletivo com o meio ambiente. A gratuidade nesses dois dias é um convite à população para experimentar esse impacto na prática”, afirma Murilo Barletta, diretor de Transportes Urbanos da CET-Santos.
 
 
 
No mundo, o uso da bicicleta é realidade para bilhões de pessoas. Segundo o Banco Mundial, mais de dois bilhões de bicicletas estão em circulação atualmente. A própria Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece esse protagonismo: em 3 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Bicicleta —data que reforça a importância da bike como meio de transporte sustentável, simples e inclusivo.
 
 
 
No Brasil, o cenário também avança. Estima-se que 50 milhões de brasileiros tenham bicicleta (IBGE, 2022) e, segundo levantamento do IPEA, cerca de 7% da população já utiliza a bike como principal meio de transporte. Embora esse número ainda seja modesto, ele cresce ano após ano, impulsionado por melhorias em infraestrutura, acesso a sistemas compartilhados e maior conscientização ambiental.
 
 
 
“A bicicleta deixou de ser apenas uma opção de lazer e passou a integrar a rotina das pessoas como meio de transporte prático, rápido e sustentável. Os dados mostram que estamos no caminho certo, ajudando a construir cidades mais limpas e inteligentes”, destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel.
 
 
 
O programa Bike Santos é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.
 
 
 
COMO FUNCIONA
 
 
Para participar da gratuidade nos dois dias, basta baixar o aplicativo Bike Santos (disponível na Play Store e App Store). Ao fazer o cadastro, será solicitado o registro de um cartão de crédito, mas nenhum valor será cobrado pelo uso das bikes nos dias 3 e 5 de junho, desde que o usuário selecione a opção “passe gratuito”. As bicicletas podem ser retiradas e devolvidas em qualquer estação da Cidade.
 
 
 
* Baixe gratuitamente o aplicativo Bike Santos
* Escolha a opção passe gratuito
* Digite o número da estação e da posição da bicicleta
* Confirme a operação e puxe a bike quando a luz verde acender e o sinal sonoro for emitido.
 
 
 
Consulte o endereço das estações: https://www.mobilicidade.com.br/bikesantos/mapaestacao.aspx
 
 
 
Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
 
Fonte: PMS
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

30 de maio de 2025

Referência nacional em ciência oceânica, Andrea Cancela confirma presença no FAS, nesta segunda

Leia mais

30 de maio de 2025

UNIFESP e Cubatão firmam parceria estratégica durante Fórum Aliança Sustentável

Leia mais

30 de maio de 2025

Mais de 50 áreas degradadas serão transformadas em espaços de convivência

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.