03 de outubro de 2024
Braskem anuncia colaboração com University of British Columbia no desenvolvimento de tecnologia para produzir metanol a partir do CO2
Companhia vai financiar o projeto por um ano visando desenvolver uma rota tecnológica viável para uma futura implementação industrial
A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a University of British Columbia (UBC) anunciam colaboração para explorar a viabilidade da aplicação de um reator eletroquímico para a produção de metanol a partir de CO, um importante intermediário que pode ser obtido pela captura e conversão do CO2. O projeto, que terá duração de um ano, será financiado totalmente pela Braskem, como forma de buscar alternativas para uma produção cada vez mais sustentável.
“O metanol é um composto químico importante na indústria química que pode ser utilizado como matéria-prima em diversos processos produtivos. A rota eletroquímica explorada nesse projeto busca conseguir um produto com baixa pegada de carbono e reduzir o custo total de produção da solução integrada, incluindo a geração in situ de hidrogênio de baixo carbono, o que irá torná-lo mais atrativo economicamente”, diz Márcio Rebouças, líder da Plataforma de Tecnologias de Descarbonização da Braskem.
O produto, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico de extrema importância para diversas indústrias e atualmente é obtido a partir de fontes não-renováveis, tais como carvão e gás natural. A rota a ser explorada no projeto poderá trazer um impacto positivo do ponto de vista de sustentabilidade, de modo a contribuir para o combate às mudanças climáticas. E isso porque o uso do CO2, previamente capturado, leva à produção de metanol com menor pegada de carbono. Atualmente, já é possível integrá-lo à cadeia petroquímica, uma vez que existe a possibilidade de converter o metanol em olefinas e aromáticos ou utilizá-lo diretamente como combustível.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a Braskem para demonstrar a conversão de CO a metanol em um reator de membrana pela primeira vez”, comenta Curtis Berlinguette, pesquisador e professor de Química e Engenharia Química e Biológica na UBC. “Minha equipe já demonstrou anteriormente que nosso reator de membrana, que chamamos de ‘Thor’, é capaz de impulsionar a produção de peróxido de hidrogênio, biodiesel e produtos farmacêuticos usando apenas água e eletricidade. Este projeto com a Braskem oferece uma oportunidade promissora de expandir o escopo do Thor para incluir a produção de metanol”, ressalta.
O trabalho em conjunto com a universidade canadense será mais uma forma da Braskem construir soluções para atingir suas metas vinculadas ao desenvolvimento sustentável, especialmente com relação ao alcance da neutralidade de carbono. A companhia projeta reduzir em 15% suas emissões de GEE até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050. “A Braskem tem firmado várias colaborações ao longo dos últimos anos para estudar e desenvolver alternativas para o uso do CO2 gerado nas operações industriais. Agora, com esse novo projeto, pretendemos expandir a nossa atuação com a área acadêmica e colaborar no fomento de pesquisas inovadoras e disruptivas vinculadas às grandes instituições de ensino no exterior”, explica Rebouças.
Sobre a UBC
A University of British Columbia é um centro global de pesquisa e ensino, consistentemente classificada entre as principais universidades públicas do mundo. Desde 1915, o espírito empreendedor da UBC abraçou a inovação e desafiou o status quo. A universidade incentiva seus alunos, funcionários e professores a desafiar as convenções, liderar descobertas e explorar novas formas de aprendizado. Na UBC, o pensamento ousado tem um lugar para se desenvolver em ideias que podem mudar o mundo.
Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8.500 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países.
Mais informações: https://www.braskem.com.br/