Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

27 de junho de 2025

Braskem celebra o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia com trajetória de destaque em Cubatão

 | Jornal Acontece

Engenheira de Processos da unidade de polietileno, em Cubatão, Fernanda Gomes Piedade representa uma nova geração de mulheres que ocupam, com competência e inspiração, espaços antes majoritariamente masculinos na indústria

 

 

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho, a Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, destaca a trajetória de Fernanda Gomes Piedade, Engenheira de Processos na unidade de polietileno, em Cubatão. Formada em Engenharia Química, Fernanda iniciou sua história na companhia como estagiária há quatro anos e hoje integra a equipe técnica responsável por importantes projetos da planta.

 

 

Motivada desde jovem pela vontade de melhorar a vida das pessoas, Fernanda escolheu a engenharia por acreditar no seu poder de transformação. “A engenharia me encantou por unir minha afinidade com exatas e meu propósito de impactar positivamente o mundo. Hoje vejo que fiz a escolha certa”, afirma.
 
 

Durante a graduação, enfrentou desafios como a baixa representatividade feminina nas salas de aula e no início da carreira. Ainda assim, encontrou apoio em outras mulheres e professores que lhe mostraram que havia espaço e necessidade para mais diversidade nos ambientes técnicos e científicos. “Os principais desafios foram mais psicológicos do que técnicos. As inseguranças e os estereótipos ainda existem, mas aprendi a focar no que posso entregar com qualidade”, conta.

 

Na Braskem, Fernanda vê iniciativas de valorização do protagonismo feminino que a inspiram a seguir em frente e mirar voos mais altos. “Ver outras mulheres em cargos técnicos e de liderança nos mostra que também podemos chegar lá. E mais: nos ajuda a construir essa jornada com mais leveza, apoio e inspiração”, destaca.
 
 

Fernanda acredita que o caminho para uma engenharia mais equitativa passa por representatividade e escuta ativa. “É importante que todos os profissionais sejam reconhecidos pelas suas competências e que a diversidade de olhares seja vista como um ganho. Quanto mais vozes diferentes em uma roda de discussão, melhor será a solução”, completa.

 

A história de Fernanda é apenas uma entre tantas que vêm redesenhando os caminhos da engenharia no Brasil. Com competência técnica, sensibilidade e coragem, ela representa uma geração que rompe barreiras e abre portas para outras mulheres. Ao valorizar trajetórias como a dela, a Braskem reforça seu compromisso com a equidade de gênero e com a construção de um ambiente industrial mais inclusivo, inovador e transformador para todos.

 

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

27 de junho de 2025

Unipar e CCC promovem ação social para mais de mil pessoas em Cubatão

Leia mais

27 de junho de 2025

Braskem anuncia mega projeto no RJ com previsão de 7,5 mil empregos

Leia mais

27 de junho de 2025

Damián Greco é o novo diretor da Fábrica de Cubatão da Unipar

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.