22 de junho de 2023
Buscas por submarino desaparecido são redirecionadas
Captados no fundo do mar, sons levam as autoridades a redirecionar as buscas pelo submarino desaparecido deste domingo (18) no Oceano Atlântico.
Quando havia mais esperança, um possível sinal de vida: A Guarda Costeira avisou à 00h18: “A aeronave canadense P3 detectou sons na área de busca”.
Na manhã desta quarta-feira (21), de novo, os sonares detectaram mais sinais. Eram sons de batidas, intercaladas de meia em meia hora, segundo documentos do governo americano obtidos pela imprensa. Mas, ainda não há certeza que os sons são dos tripulantes do Titan.
As buscas foram redirecionadas e o foco agora é encontrar a origem dos ruídos. Para isso, a ajuda de uma força-tarefa internacional: aeronaves, embarcações e especialistas de várias partes do mundo trabalham nas buscas.
E uma possível operação de resgate começa a ser preparada e esse é outro desafio. Se o Titan for encontrado e estiver no fundo do mar, o resgate é complexo. As opções são limitadas. Neste momento, a melhor delas é um robô – um dos poucos no mundo que chegam a 4 mil metros de profundidade.
Ele tem duas câmeras de alta captação e duas hastes que funcionam como braços, capazes de levar o Titan à superfície. Tudo é controlado à distância. O equipamento é francês e deve chegar entre esta quarta (21) e quinta (22) ao local das buscas.
Segundo as autoridades, a cápsula deve ter oxigênio até, aproximadamente, na manhã desta quinta (22).