22 de novembro de 2022
Câmara aprova armazenamento e oferecimento de leite materno em creches de Cubatão
A câmara municipal de Cubatão aprovou, na quarta-feira (16), durante sessão ordinária, o projeto de lei da vereadora Jaque Barbosa (PSD) que propõe que a municipalidade realize estudos junto aos setores competentes para que as creches municipais possam armazenar e oferecer o leite materno das mães que estão em período de amamentação.
Segundo especialistas o leite materno é essencial, pois é rico em todos os nutrientes de que a criança necessita, além de possuir anticorpos necessários para o desenvolvimento saudável. A OMS adota como recomendação o aleitamento materno exclusivo durante seis meses, o que não condiz com a licença-maternidade atual de 120 dias.
“Esse requerimento da oportunidade para que a mãe amamente por mais tempo. E no caso das mães que não podem sair do trabalho para amamentar, que ela tenha a segurança de que o leite materno será armazenado de maneira adequada e ofertado para o bebê no momento necessário” afirmou a vereadora Jaque Barbosa.
De acordo com a proposta, o poder público deve separar um local adequado para ordenha e amamentação de forma garantir o exercício tranquilo. As unidades educacionais infantis deverão também permitir a entrada das mães para que possam amamentar dentro das unidades. De acordo com a Coordenadoria de alimentação Escolar do Estado (Codae), as creches devem garantir uma oferta de leite materno durante o desjejum, almoço, lanche e refeição da tarde.
“Sabemos da responsabilidade e da importância do leite materno para as crianças, na sua nutrição, crescimento, desenvolvimento e combate a algumas doenças” expressou o vereador Allan Matias (PSDB) durante a sessão.
O Projeto de Lei Complementar ainda será submetido a análise do prefeito Ademario Oliveira (PSDB), que deverá sancionar ou vetar a matéria.