24 de novembro de 2021
Caminhada e Aulão no combate à violência contra a mulher
Nesta quinta-feira, 25 de novembro, em Cubatão acontece uma caminhada que marca o Dia Internacional da Luta Contra a Violência à Mulher. O evento é aberto e a concentração será às 8:30 da manhã, em frente à Prefeitura, de onde as mulheres seguirão em direção ao Parque Anilinas, e o evento segue com palestra e dinâmica sobre o tema.
Aulão de defesa
A programação se encerra na sexta dia 26 de novembro no CE Pita, às 19h, quando acontece um aulão de defesa pessoal para as mulheres. As vagas são limitadas e é necessário se inscrever com antecedência, através do link
Empoderamento
Entusiasta da causa a vereadora Jaque Barbosa argumenta que a bandeira erguida no dia 25 de novembro não é apenas da mulher mutilada, nem daquela que ganha menos para exercer a mesma função: é uma causa humanitária. “Não precisa ser politicamente correto e nem fazer parte de um partido, precisa SER HUMANO”.
Números alarmantes
Os dados preocupam e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, no mundo, pelo menos uma em cada três mulheres sofrem violência física ou sexual. Ainda não existem dados atualizados, mas já se sabe que a situação piorou na pandemia.
No Brasil, 45% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal (Centro de Atendimento à Mulher). Em média, a cada 8 minutos uma mulher é estuprada no País.