14 de março de 2023
Caminhada e palestra marcam o Dia Mundial da Síndrome de Down
Ação é organizada por mães de crianças com a síndrome, com apoio da Prefeitura
Para celebrar a vida das pessoas com síndrome de down e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos, no dia 21 de março é celebrado mundialmente o Dia da Síndrome de Down. E para marcar a data, um grupo praia-grandense de mães de crianças com a condição está organizando, com apoio da Prefeitura de Praia Grande, diversas ações na Cidade. Serão realizadas caminhada com atividades de lazer e culturais na chegada, roda de conversa com especialistas, além de palestra gratuita com o escritor gaúcho Vinicius Ergang Streda, que possui síndrome de down.
No próximo domingo (19) será realizada a 2ª Caminhada T21 de Praia Grande. O evento tem concentração marcada para acontecer às 9h no calçadão da orla, na altura do Conviver Boqueirão (esquina da Avenida Presidente Castelo Branco com Rua Pernambuco), com largada agendada para às 10h. Serão cerca de 1 km de caminhada, que tem chegada prevista para acontecer na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, onde terão brinquedos infláveis e atrações culturais.
A participação na caminhada é aberta ao público, porém é pedida a doação opcional de 1kg de alimento não perecível. As doações serão entregues para famílias carentes com pessoas com síndrome de down em Praia Grande. A organização também está confeccionando camisetas para o evento e quem tiver interesse de comprar o item, pode entrar em contato através do telefone/whatsapp 99771-0944. Na primeira edição da Caminhada T21 de Praia Grande, realizada em 2022, cerca de 60 cestas básicas foram arrecadadas e doadas na Cidade.
Já na quinta-feira (23), às 19 horas, está agendado para acontecer o 1º Fórum T21 de Praia Grande, que terá como tema “Igualdade Respeito e Inclusão”. A ação será realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim). O evento gratuito contará com a palestra “Nunca deixe de sonhar”, do escritor Vinicius Ergang Streda, além de roda de conversa com especialistas, como a psicóloga Renata Caroline Moraes, a fonoaudióloga Vera Cristina e a fisioterapeuta Eliana Prado e Silva. As inscrições devem ser feitas através do telefone/whatsapp 99771-0944.
Os eventos estão sendo organizados pelas moradoras de Praia Grande Jackeline Ferreira e Mônica Assunção, ambas mães de crianças, de 3 anos de idade, com síndrome de down: Mariana e Ian, respectivamente. De acordo com Jackeline Ferreira, a intenção do evento é quebrar preconceitos e mostrar para a sociedade que eles são capazes de serem o que quiserem. “Eles têm capacidades como qualquer outra pessoa, chamada de típica. Além disso, o evento tem ainda um importante viés social, com a doação de alimentos para quem mais precisa. Participem!”, concluiu.