Um total de 184 mechas para a confecção de perucas para pessoas que perdem o cabelo durante tratamento de câncer. Este foi o resultado parcial da campanha da Coordenadoria de Equipamentos de Desenvolvimento Social (Codeso), da Prefeitura de Santos, por meio da Vila Criativa da Beleza, em parceria com o Projeto Fios de Esperança (Rotaract Club de Santos).
Alusiva ao Outubro Rosa, a iniciativa segue em novembro. Quem quiser agendar um horário para doar suas madeixas deve procurar a Vila Criativa da Beleza em dois endereços. Na unidade Vila Nova, localizada na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova, os atendimentos são de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Telefone para agendamento: 3221-8654.
Já na unidade do Morro São Bento, que fica na Rua São João, os atendimentos também são de terça a sexta-feira, mas somente das 9h às 12h. Telefone para agendamento: 3221-1169. O serviço é gratuito. As doações podem ser feitas a partir de 10 cm de cabelo. Pode ser qualquer tipo: liso, crespo, cacheado ou branco. Também não tem importância se está tingido ou com alguma química. Caso o cabelo esteja abaixo do tamanho mínimo, o projeto Vila Criativa da Beleza aproveita as mechas nas aulas para teste de mecha e coloração.
AUTOESTIMA
A campanha tem como objetivo ajudar as mulheres que perderam seus fios após o tratamento de câncer, devolvendo a elas a autoestima. Esse é um dos efeitos colaterais da quimioterapia. A perda dos fios de cabelo acontece porque essa terapia tem ação em todas as células do corpo (não apenas nas cancerígenas).
Foto:Divulgação