Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

20 de dezembro de 2021

Caos: surto de gripe abarrota PS Infantil, único SUS da Baixada

 | Jornal Acontece

Cubatão é a única cidade da região a manter um Pronto-Socorro Infantil pelo SUS e, além do aumento no atendimento aos moradores da cidade, sofre com a demanda vinda de outras cidades da região, principalmente São Vicente: o motivo é surto da nova gripe causado por uma variação do vírus da Influenza, que abarrota as unidades de emergência da cidade, desde a semana passada.

 

Nesta segunda-feira, dia 20, a situação está caótica no PS Infantil, cuja estrutura ficou incompatível diante da avalanche de casos, com gente vindo de todos os cantos da região.

Além do Infantil, onde a situação é mais crítica, o Pronto Socorro Central, e a UPA – Unidade de Pronto Atendimento do Parque São Luiz, tem registrado, em um só dia, índices equivalentes a uma semana inteira, considerando a média dos últimos meses.

 

Rede privada sobrecarregada: Hospital Ana Costa

 

A Secretaria de Saúde ressalta que a situação é atípica, mas está reestruturando essas unidades para melhor atender a população. Uma das medidas é a ampliação da recepção do Pronto-Socorro Central para a área externa, ficando a entrada da unidade exclusivamente pela Avenida Nove de Abril.

 

 

SINTOMAS

No caso da gripe, as pessoas mais suscetíveis são as crianças abaixo de 5 anos de idade, idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Em caso de sintomas, procure atendimento.

 

As equipes técnicas sugerem que as famílias dos pacientes reduzam ao máximo o número de acompanhantes para evitar a superlotação dos locais de espera. É importante frisar que Cubatão, assim como todo o planeta, ainda não saiu da pandemia de covid-19.

 

Como os sintomas e as formas de transmissão entre gripe e covid-19 são semelhantes, a Secretaria de Saúde mantém as orientações das medidas preventivas contra infecções, como uso adequado de máscaras, manutenção das mãos limpas, distanciamento e isolamento em caso de sintomas após atendimento em unidade de Saúde.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

20 de dezembro de 2021

Cubatão amplia vacinação infantil contra covid-19 a partir deste sábado

Leia mais

20 de dezembro de 2021

Camp reconduz diretoria por mais três anos.

Leia mais

20 de dezembro de 2021

Começou a vacinação para crianças de 05 a 11 anos

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.