20 de dezembro de 2021
Caos: surto de gripe abarrota PS Infantil, único SUS da Baixada
Cubatão é a única cidade da região a manter um Pronto-Socorro Infantil pelo SUS e, além do aumento no atendimento aos moradores da cidade, sofre com a demanda vinda de outras cidades da região, principalmente São Vicente: o motivo é surto da nova gripe causado por uma variação do vírus da Influenza, que abarrota as unidades de emergência da cidade, desde a semana passada.
Nesta segunda-feira, dia 20, a situação está caótica no PS Infantil, cuja estrutura ficou incompatível diante da avalanche de casos, com gente vindo de todos os cantos da região.
Além do Infantil, onde a situação é mais crítica, o Pronto Socorro Central, e a UPA – Unidade de Pronto Atendimento do Parque São Luiz, tem registrado, em um só dia, índices equivalentes a uma semana inteira, considerando a média dos últimos meses.
A Secretaria de Saúde ressalta que a situação é atípica, mas está reestruturando essas unidades para melhor atender a população. Uma das medidas é a ampliação da recepção do Pronto-Socorro Central para a área externa, ficando a entrada da unidade exclusivamente pela Avenida Nove de Abril.
SINTOMAS
No caso da gripe, as pessoas mais suscetíveis são as crianças abaixo de 5 anos de idade, idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Em caso de sintomas, procure atendimento.
As equipes técnicas sugerem que as famílias dos pacientes reduzam ao máximo o número de acompanhantes para evitar a superlotação dos locais de espera. É importante frisar que Cubatão, assim como todo o planeta, ainda não saiu da pandemia de covid-19.
Como os sintomas e as formas de transmissão entre gripe e covid-19 são semelhantes, a Secretaria de Saúde mantém as orientações das medidas preventivas contra infecções, como uso adequado de máscaras, manutenção das mãos limpas, distanciamento e isolamento em caso de sintomas após atendimento em unidade de Saúde.