A porta se abre, as crianças e os pais entram. A porta se fecha, e a ascensorista vai logo explicando: “Vamos percorrer 23 andares até chegar à casa do Papai Noel”. De repente, por duas “janelas”, a criançada vê o elevador subir até chegar ao 10º andar, local da fábrica dos brinquedos.
Depois, o equipamento volta a subir e a próxima parada é no 20º andar, onde a equipe do Bom Velhinho está separando as cartinhas com os pedidos. E o passeio se encerra no 23º andar, onde elas correm para o abraço do Papai e da Mamãe Noel. Esta experiência é uma das novas atrações da 3ª edição do Natal Criativo.
Quem se empolgou com a experiência do elevador foi Manuela, 7 anos. “Na minha época não tinha isso”, compara a mãe, Thaís Pinhata, moradora do Marapé. “Ela veio no evento no ano passado e adorou”. Morador de Cubatão, Washington Rocha levou a filha Melissa, 4, para o passeio no Centro Histórico. A menina ficou um pouco tímida ao ver o Papai e a Mamãe Noel, mas, depois da estranheza inicial, posou para a foto.
Assim que a porta do elevador abriu, Paulo, 5 anos, ficou encantado com os brinquedos e os personagens de Natal. A alegria maior foi ver, do outro lado da casinha, Papai e Mamãe Noel esperando por ele. O garoto logo se sentou junto à dupla. “Você se comportou bem em casa e foi bem na escola este ano?”, quis saber o Bom Velhinho. Paulo respondeu que “sim”, aos olhos dos pais Ilma Moura e Maicon Davi Sanchez, moradores do Gonzaga. “Até o ano passado, ele tinha medo desse personagem. Acho que pela roupa. Este ano ele adorou”, afirmou a mãe de Paulo.
CARROSSEL
Quem levar a criançada para o Natal Criativo vai encontrar muitas outras atrações. Uma clássica: o carrossel, que atravessa gerações, sendo sempre um sucesso entre os pequenos. Que o diga Emily, 7, que veio do Monte Serrat para se divertir no evento. “Quero vir mais vezes com ela. Quando ela estava no brinquedo, vimos rapidamente a projeção mapeada na Prefeitura. Quero ver com mais calma”, disse a mãe Raquel Souza, que trabalha como vendedora.
Entre outros atrativos para as crianças que estão montados na Praça Mauá estão o balancê, o escorregador, um trenzinho e cavalinhos. No local, há vários pontos instagramáveis como a árvore de Natal, de 14 metros, rena, presépio, entre outros.
PEDAL NATALINO
Outra atração da noite de quinta-feira (7) foi o Pedal Natalino. Um grupo de 200 ciclistas percorreu da Pompeia até a Praça Mauá. Muitas bikes estavam enfeitadas. Um dos idealizadores do evento, Luciano Cruz Nunes, ficou feliz com a participação dos amantes da bicicleta, apesar da chuva e do vento no começo da noite. “Ano que vem quero repetir esse pedal. Conseguimos reunir 24 grupos de Santos”.
Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação.
Fonte: PMS