Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

Jornal Acontece

28 de novembro de 2024

Casais realizam sonhos em cerimônia de casamento comunitário

 | Jornal Acontece
“Uma nova história”, assim definiu Edilene Santos, com 51 anos, ao realizar um sonho que vem desde a infância: casar-se com direito a uma cerimônia e uma festa ao lado de quem ama. Ela e o noivo, Maurício Silva, 47, formavam um dos quatro casais que tiveram a união oficializada na noite de quarta-feira (27), no Casamento Comunitário, realizada no auditório do Paço Municipal, no Centro Histórico de Santos.
 
 
O evento, organizado pela Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Comulher), ligada à Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), é realizado anualmente e destinado àqueles que não têm condições financeiras de arcar com custos do processo e de realizar uma cerimônia.
 
 
Edilene e Maurício estão juntos há sete anos, após se conhecerem por meio de um aplicativo de relacionamento. A troca de mensagens e a química que surgiu ao compartilharem interesses em comum fizeram com que sentissem que a união estava predestinada. “Toda manhã eu acordava para falar com ela, até que deixei meu emprego em Várzea Paulista para ficarmos juntos. Foi o amor”, contou o noivo.
 
 
“Eu vejo o dia de hoje como uma bênção que veio de Deus e da Prefeitura, que está proporcionando uma linda cerimônia. Não há outra explicação. É meu sonho de menina ter um casamento como esse. O coração chega a ‘pipocar’ de felicidade”, refletiu Edilene, enquanto comemorava a junção dos sobrenomes Santos (o dela) e Silva (de Maurício).
 
 
EMOÇÃO
 
“Realizar o casamento comunitário é uma forma de garantirmos dignidade, respeito e assegurarmos os direitos legais aos casais. Essa ação, hoje estabelecida como política pública em Santos, reforça o compromisso do nosso governo em promover a inclusão e a valorização do cidadão. É sempre um momento marcante e de muita emoção”, destacou a vice-prefeita, Renata Bravo.
 
 
A titular da Semulher, Larissa Paz, celebrou a iniciativa, lembrando dos sonhos realizados durante a festa. “Através de uma política pública tão transformadora no Município, estamos realizando um evento significativo em nome do amor. A celebração de hoje é apenas o primeiro dia de uma grande jornada de união”.
 
 
A organização do evento levou seis meses e teve à frente a coordenadora da Comulher, Diná Ferreira, que compartilhou o processo até chegar à noite da cerimônia. “Trabalhamos com dedicação e carinho porque sabemos que é um momento inesquecível. Cada detalhe envolve organização, beleza e alegria para que de fato seja marcante para esses casais”.
 
 

A CAMINHO DO ALTAR

 
 
Lágrimas nos olhos e corações acelerados de emoção fizeram parte do trajeto dos casais até o altar, durante a troca de alianças e o recebimento das certidões de casamentos; momentos marcados ao som de ‘Hallelujah’, interpretada pelo maestro Rômulo Moreira e a pianista Mônica Peres. Também participou da cerimônia o vereador Ademir Pestana, autor da lei que instituiu o Casamento Comunitário no Município.
 
 
 
A bênção ecumênica ficou a cargo do reverendo Sérgio Ferreira, da Igreja Anglicana de Santos. “O amor nós encontramos nos melhores e piores momentos; ele sobrevive às tempestades. Esse sentimento é uma realidade que fortalece a união sob a bênção de Deus, e que será testemunhado por filhos e netos”.
 
 

REALIZAÇÃO

 
A cerimônia contou também com a parceria de diversas instituições e empresas, como a Secretaria de Cultura (Secult), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o Fundo Social de Solidariedade (FSS), Laticínios Marcelo (fornecedor de bebidas), Wanda Brasil e Véu e Gravata (vestidos de noiva e ternos) e Livia Costa Hairstylist (cabelo e maquiagem).
 
 
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 
Conheça os outros artigos dos ODS aqui. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
 
 
Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de novembro de 2024

Concursos públicos na área de saúde recebem inscrições até segunda-feira

Leia mais

28 de novembro de 2024

Feira de Profissões envolve centenas de alunos de Santos com oficinas, palestras e visitas

Leia mais

28 de novembro de 2024

Casa das Culturas tem inscrições abertas para curso de narração de histórias

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.