Fale com a gente

|

Tempo

Compra: R$

Venda: R$

27 de janeiro de 2020

CERTIFICAÇÃO

Usiminas obtém patente do aço extra limpo

 

A Usiminas acaba de conquistar um novo certificado de patente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O projeto, que é a produção de aço laminado extra limpo, foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão e atende uma exigência do mercado, pois oferece mais qualidade ao produto final. O processo para a obtenção da patente foi iniciado em 2013.

 

Para a produção desse tipo de material, tradicionalmente na Siderurgia, a maioria das instalações utiliza uma linha de limpeza eletrolítica, que gera resíduos e aumenta o custo de produção. No caso da Usiminas, o processo reconhecido como inovador elimina a necessidade de instalação de uma linha especifica, reduzindo o custo da fabricação e diminuindo a quantidade de resíduos gerados, sem alterar a qualidade do produto final.

 

“O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demostram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalhou José Dias Blanco, responsável pelo processo.

Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS

27 de janeiro de 2020

Unipar apoia projeto "Mempodera" em Cubatão

Leia mais

27 de janeiro de 2020

ABM realiza webinar sobre os 50 anos do Centro de Pesquisa Usiminas

Leia mais

27 de janeiro de 2020

Unipar e CCC anunciam finalistas de Concurso de Meio Ambiente em Cubatão

Leia mais
Publicidade
Publicidade
Desenvolvido por KBRTEC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.