04 de outubro de 2017
CET
Profissionais da CET auxiliam na elaboração de manual nacional sobre sinalização
Uniformizar e padronizar os dispositivos de sinalização temporária, que funcionam para advertir condutores e pedestres sobre eventuais situações e obstáculos nas vias – obras, eventos, acidentes e outras interferências.
Esse o principal objetivo do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – volume 7, elaborado por técnicos e especialistas ligados a órgãos federais, estaduais e municipais, entre eles a CET-Santos.
O manual foi aprovado pela resolução 690 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no último dia 28 de setembro e entra em vigor em 180 dias.
Para sinalização temporária, os órgãos de trânsito utilizam cones, cavaletes , painéis, placas de advertência e outros dispositivos para orientar condutores – ciclistas, motociclistas e motoristas – e pedestres.
“Atualizar e padronizar normas de sinalização de trânsito é de fundamental importância para maior segurança a todos os usuários das vias”, destaca Fernando Alonso Garcia, coordenador de planejamento e projetos da CET.
Garcia integra a Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via, ligada ao Denatran e é responsável pelo desenvolvimento do manual. Elaborado de acordo com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, o texto foi submetido também a consulta pública.
Integra ainda a câmara temática, como suplente, Marcelo de Souza Veiga Miranda, também coordenador da área de planejamento e projetos da companhia santista. O colegiado funciona como órgão de assessoramento do Contran.