27 de julho de 2023
Cia de Cubatão encerra participação no Festival de Dança de Joinville com seis vitórias
Após dias de performances apaixonantes e momentos inesquecíveis, o tão esperado Festival de Dança de Joinville chegou ao fim para a Cia de Dança de Cubatão. O evento, considerado o maior festival competitivo de dança do mundo, encantou o público e celebrou diversidade e conexão humana por meio da arte da dança.
A Cia de Cubatão, reconhecida por seu talento e compromisso com a excelência artística, brindou o público com uma apresentação memorável nessa terça-feira (25). Com a coreografia em grupo intitulada ‘Ubuntu’, os bailarinos levaram o público a uma jornada de reflexão e inspiração, transmitindo a mensagem poderosa de que somos todos interligados e nossa força reside na união e no respeito mútuo. Como resultado, a grandiosa segunda colocação.
Durante os dias de competição, os artistas cativaram tanto os jurados que alcançaram seis vitórias, no total. Começando por ‘Rumo’ , na abertura da primeira noite (18), no Teatro Juarez Machado, Claudionor Alves seguiu e atingiu o segundo lugar no solo masculino de jazz sênior, com ‘Que Assim Seja’. No dia 22, Isabella Oliveira também conquistou o segundo lugar com ‘E então… renasci’, no solo feminino de jazz sênior.
Já no Festival da Sapatilha, evento de dança inédito e integrado com 12 dias de duração, João Pedro Alves e Celso Figueiredo atingiram o primeiro lugar com ‘Não me deixe sozinho’, no duo jazz avançado. Anderson Rodrigues conquistou a primeira posição com ‘Partiste’, no solo masculino de jazz avançado e Vanessa Thalita com ‘Me-nina…’ como segunda colocada no solo feminino, também, de jazz avançado.
Além dessas performances, o grupo cubatense também realizou outras três apresentações no Festival da Sapatilha: ‘Odi’, coreografada por Flavia Sá e executada por Isabella Oliveira; ‘Delirium’, criada por Leandro Gomes e realizada por Diego Rodrigues, e ‘Intro-estrelar’, idealizada por Claudionor Alves e performada por Beatriz Pinheiro. Independentemente da classificação, cada movimento foi executado com muita graça e intensidade – uma materialização da solidariedade, da coletividade e do amor pela arte.
Para Zeca Rodrigues, secretário de Cultura e também coreógrafo da Cia, estar no Festival de Dança de Joinville é uma experiência única. “Um privilégio para poucos, se levarmos em consideração o universo plural da dança no Brasil. E voltar pra nossa cidade com dois primeiros lugares e quatro segundos lugares, dá uma sensação de dever cumprido.”, declarou.
“Agradecemos aos vereadores que nos apoiaram com suas emendas e à administração municipal, que possibilitou estarmos aqui para representar Cubatão no maior Festival de Dança do Mundo.”, Zeca finalizou. Com muita comemoração, o grupo de dança segue com expectativas para a edição de 2024.
Com o fim da competição, as duas coreografias que ficaram em primeiro lugar – ‘Partiste’ e ‘Não me deixe sozinho’ – terão re-apresentação em um palco aberto no Garten Shopping, em Joinville, às 16h30 desta sexta-feira (28). O 40º Festival de Dança de Joinville segue até sábado, dia 29 de julho. Além da competição, feiras, cursos, workshops, masterclasses e showcases, entre outras atividades, são ofertados. Mais informações em https://festivaldedancadejoinville.com.br/.
Fonte: PMC
Compartilhe