01 de março de 2024
Cia de Dança de Cubatão conquista quatro prêmios no Festival de Dança de Florianópolis
A Cia de Dança de Cubatão acaba de voltar do Estado de Santa Catarina com um saldo expressivo do prestigiado 13º Festival de Dança de Florianópolis, o ‘Prêmio Desterro’. O Festival ocorreu de 17 a 25 de fevereiro.
O município cubatense participou do evento com 8 trabalhos, todos representados pela Cia de Dança de Cubatão. Destes, quatro voltaram de Florianópolis premiados, com destaque para a primeira colocação na final do ‘Duo Jazz Adulto Masculino’. Houve ainda e trabalhos premiados com 2º lugar e outro com 3ª colocação. Também teve destaque a classificação da coreografia ‘ODI’, de Flávia Sá, com a bailarina Isabela Oliveira, que foi para a final do Solo Contemporâneo Adulto em Desempenho Cênico, com direção de Vanessa Toledo. Confira abaixo as coreografias premiadas:
‘Não me deixa sozinho’, de Zeca Rodrigues e Celso Figueiredo, com bailarinos João Pedro e Celso Figueiredo – 1º lugar no Duo Jazz Adulto;
‘Amor ou sorte’, coreografia de Anderson Rodrigues, com bailarino João Pedro – 2º lugar no ‘Solo Jazz Masculino’;
‘Então renasci’, de Lenon Vitorino, com Isabela Oliveira – 2º lugar em ‘Solo Jazz Feminino’.
‘Partiste’, montagem de Zeca Rodrigues, com bailarino Anderson Ribeiro – 3º lugar em ‘Solo Jazz Masculino’.
“O Prêmio Desterro vai deixar saudades não só pelas conquistas, mas também pelo belo aprendizado, uma experiência para ficar na história Cia e para a Cidade de Cubatão em termos do desenvolvimento da Dança e da Arte. É uma satisfação tremenda voltar de uma competição considerada tradicional. Falo isso tanto pelas conquistas quanto pelo prazer de viver a dança em sua plenitude, que o grupo cubatense carrega por onde vai para representar a Cidade”, expressou Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.
A Cia de dança de Cubatão é premiada em diversos festivais nacionais, incluindo o 1º lugar em Jazz Conjunto Avançado no Festival de Dança de Joinville (SC), considerado o maior do mundo no gênero competição. A cubatense Yasmin Mattos, à época bailarina da Cia, foi escolhida como artista destaque do Festival de Joinville. Além disso, a equipe já representou o Brasil no Festival Valentina Kozlova, em Nova York, trazendo medalhas e menções honrosas.
Prêmio Desterro – Segundo os organizadores, o evento tem como pilares o respeito ao artista e o bem-estar de cada participante, cuja missão é fomentar e cultivar a mão de obra artística e a excelência por meio da alta competitividade. A acirrada disputa ocorreu por meio da Mostra Comentada e dos workshops, além do incentivo através de diversos prêmios, com foco no desenvolvimento e plasticidade de bailarinos que possivelmente estarão no mercado da Dança. Competiram no Festival as seguintes modalidades: ‘Balé de Repertório’, ‘Neoclássico’, ‘Danças Urbanas’, ‘Danças Populares’, ‘Dança Contemporânea’, ‘Sapateado’ e também o ‘Jazz’.