11 de dezembro de 2024
Cidade espera mais de 1,5 milhão de turistas para festas de fim de ano
Para o Natal, a expectativa é de atingir 90% de ocupação, já no Réveillon muitos estabelecimentos devem operar com lotação máxima
Guarujá está preparada para receber mais de 1,5 milhão de turistas durante as celebrações de Natal e Réveillon. Conhecida por ser um dos destinos mais belos e procurados do litoral com paulista, – com 27 praias paradisíacas, mirantes para contemplação e rica gastronomia – a Pérola do Atlântico se consolida cada vez mais como referência em turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil.
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) explica que o dado é reflexo do intenso movimento que sempre é registrado na alta temporada, além da atratividade do Município, que combina belezas naturais, infraestrutura e opções variadas de lazer, cultura e gastronomia para todos os públicos.
“Guarujá é um destino que une infraestrutura, natureza e experiências únicas. Atendemos todos os perfis de turistas, desde famílias que buscam tranquilidade até aqueles que procuram esportes e aventura”, destaca o titular da Setur, Nilson Menezes dos Santos.
Rede hoteleira se prepara para operar com lotação máxima
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista (SinHores) aponta que a ocupação dos leitos em hotéis reflete o grande fluxo de viajantes esperado no Município. Para o Natal, a expectativa é de atingir 90% de ocupação. Já no Réveillon, muitos estabelecimentos devem operar com lotação máxima.
“Esse comportamento tem sido uma constante nos últimos anos, reforçando o apelo da Cidade como destino turístico de destaque”, explica o presidente do SinHores, Arthur Veloso.
Emprego e renda
Além de movimentar a economia local, o turismo impulsiona a geração de empregos. Arthur ressalta que “a estimativa para a temporada é promissora, com a criação de 4 mil postos de trabalho temporários na Região, fortalecendo a renda das famílias e aquecendo o setor de serviços”.
11 mil leitos de hospedagem
Tudo isso é possível graças à infraestrutura turística e à variedade de opções de hospedagem que Guarujá oferece. A Cidade possui a maior oferta de leitos na Região, com quase 11 mil leitos. Ao todo, são 159 meios de hospedagem distribuídos pela Pérola do Atlântico, sendo 51 hotéis, 95 pousadas, 11 hostels e, ainda, dois resorts, os únicos disponíveis na Baixada Santista.
Os 10.952 leitos contabilizados estão à disposição em 3.835 unidades habitacionais, distribuídas em quartos duplos (1.605), triplos (1.178), quádruplos ou mais (1.052). A soma também inclui 366 unidades com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs), outro diferencial do Município.
Pontos turísticos
Além de uma excelente estrutura, o Município conquista o público por seus pontos turísticos. Entre os destaques, o titular da Setur comenta que os mirantes são paradas obrigatórias no roteiro.
“O Mirante da Campina oferece uma vista panorâmica deslumbrante da Praia da Enseada, ideal para fotos e contemplação. Já o Mirante das Galhetas, possui uma estrutura inédita na Baixada Santista, com piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar e proporciona aos visitantes uma experiência única, com vista panorâmica para a Praia do Tombo, uma das melhores do Município e recordista de selos Bandeira Azul”, destaca o secretário.
Fortaleza da Barra Grande
Outro passeio imperdível para quem visita Guarujá é a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Localizada entre as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, a construção histórica de 1584 leva os visitantes de volta ao período colonial do Brasil, quando servia para proteger a Vila de Santos. Hoje, a fortificação funciona como um museu e tem entrada gratuita.
O acesso pode ser feito pela Estrada Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, ou pelas barcas que partem da Ponta da Praia, em Santos, no terminal da Ponte Edgard Perdigão. A travessia custa R$ 5,00 e é paga no retorno. O passeio é uma oportunidade de explorar história da Cidade e a natureza em um só lugar.