08 de fevereiro de 2022
CIESP comemora 51 anos de fundação
O Ciesp de Cubatão completa hoje (8 de fevereiro) seu 51º aniversário. Atuando a favor do desenvolvimento sustentável das indústrias, a entidade executou, ao longo destes anos, diversas ações e projetos, com destaque para o plano de recuperação ambiental do município, reconhecido pela ONU, e a elaboração do planejamento da Agenda 21, Empregabilidade e Qualificação Profissional e Logística, além de integrar temáticas importantes para o Polo e região.
A regional, que também contempla em sua jurisdição as cidades de Guarujá e Bertioga, foi inaugurada em 1971, época em que Cubatão já contava com 23 indústrias de base instaladas no Polo. Hoje, possui 39 indústrias associadas, dentro de segmentos de base Siderúrgico, Químico, Petroquímico, Fertilizantes, Logístico e de Serviço. Tem como importante papel representar a indústria local em âmbitos institucionais e públicos, nas esferas estadual e nacional.
O Ciesp de Cubatão teve uma importante representatividade com as indústrias no Programa de Recuperação Ambiental da Serra do Mar. Com o objetivo de reconstituir a vegetação circunvizinha do Polo, a iniciativa contou com a participação de diversas empresas. Com um investimento de mais de 1 bilhão de dólares, todas as fontes de poluição primária foram controladas, tornando Cubatão reconhecida pela ONU como cidade-símbolo da Ecologia e exemplo de Recuperação Ambiental.
Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Ciesp de Cubatão possui um acordo firmado para o fomento da empregabilidade local. As indústrias associadas à entidade e suas prestadoras de serviço divulgam suas vagas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para centralizar oportunidades à mão de obra cubatense.
Empresas associadas ao Ciesp de Cubatão podem usufruir dos serviços que a entidade oferece, tais como:
-
Certificado Digital – autenticidade jurídica de assinaturas de documentos transmitidos por um computador, de forma a assegurar a proteção de transações e a troca virtual de documentos, mensagens e dados;
-
Certificado de origem – um dos principais documentos no processo de exportação que beneficia o exportador local com redução ou isenção de imposto de importação nos países com os quais o Brasil possui acordos de comércio;
-
Cursos e convênios com benefícios exclusivos;
-
Relatório Anual – informações sobre a contribuição do Polo para a economia e desenvolvimento sustentável do País por meio dos principais segmentos de produção, investimentos, gestão ambiental e responsabilidade social.
Além de contribuir para a retomada do setor industrial, a entidade atua integrada ao poder público, sociedade e demais órgãos para o crescimento do município. Em parceria com as instituições de ensino Senai e Sesi, auxilia no desenvolvimento social por meio da educação e qualificação de jovens das comunidades de Cubatão para o mercado de trabalho, principalmente vocacionados aos segmentos industriais de Cubatão, Guarujá e Bertioga.
Atualmente, a Diretoria Regional do Ciesp Cubatão é representada pelo diretor-titular Americo Ferreira Neto (Usiminas), pelo 1° vice-diretor Raul Elias Pinto (Transportadora Meca), e pelo 2° vice-diretor Rogério Catarinacho (Unipar).