23 de outubro de 2025
CIESP Cubatão assume cadeira no CONDESB
Evento reuniu prefeitos e lideranças regionais e marcou a ampliação da representatividade do setor produtivo na Baixada Santista
O CIESP Cubatão passou a integrar oficialmente o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), durante cerimônia de posse realizada nesta semana. O encontro reuniu prefeitos e representantes da sociedade civil e discutiu pautas estratégicas para o desenvolvimento regional, como a Operação Verão 2025.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 13 de outubro, pela Portaria DEX nº 014/2025, emitida pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM). O ingresso do CIESP Cubatão reforça a representatividade do setor produtivo nas decisões regionais e amplia o diálogo entre indústria e poder público.
Indústria representada no colegiado
Os novos representantes do CIESP Cubatão no CONDESB são Américo Ferreira Neto, diretor titular do CIESP e vice-presidente Industrial da Usiminas, e Cláudio Alves dos Santos, gerente de Operações da Yara, que assumirá como vice-diretor do CIESP a partir de janeiro. O mandato de ambos é de dois anos.
Para Américo Ferreira Neto, o momento marca um avanço importante para o diálogo entre o setor industrial e as lideranças da região.
“Essa foi uma construção conjunta e fundamental para trabalharmos temas relacionados à Indústria e ao Polo de Cubatão, que impactam toda a Baixada Santista. Somos referência em sustentabilidade e cuidado ambiental, e queremos levar essa expertise para os nove municípios”, destacou.
Integração e fortalecimento regional
O presidente do CONDESB e prefeito de São Vicente, Kayo Amado, ressaltou a importância da presença do setor produtivo no colegiado.
“O conselho é um espaço de construção coletiva, e ter o CIESP Cubatão representando a indústria amplia o diálogo e ajuda a encontrar soluções conjuntas para os desafios metropolitanos”, afirmou.
A posse reforça o compromisso com uma gestão integrada, envolvendo poder público, iniciativa privada e sociedade civil, para promover o desenvolvimento econômico e sustentável da Baixada Santista.



